A temporada da Copa Clio chega à penúltima etapa neste domingo (1), em Curitiba (PR), com larga vantagem para o líder, o paulista José Vitte. Com uma combinação de resultados neste fim de semana, ele pode até ser campeão antecipado de 2009. O que não deve acontecer se depender da disposição dos outros quatro concorrentes ao título: o goiano Edson do Valle e os paulistas Rodolfo Pousa, Rolf Gemperli e Wagner Cardoso.
Os cinco pilotos estão separados por 37 pontos. “Ainda há 54 pontos em jogo. A situação dele com certeza é mais confortável, mas é possível alcançá-lo. Tem muita gente falando sobre a possibilidade do campeonato terminar matematicamente neste fim de semana, mas eu acho que não se pode descartar as chances de nenhum dos cinco”, comenta Rolf Gemperli, que venceu duas provas neste ano, contra três de José Vitte.
“Numa categoria competitiva como essa, tudo pode acontecer. Alguém pode encaixar um bom fim de semana, enfrentar uma quebra, não tem nada decidido”, analisa o piloto, companheiro de equipe do líder do campeonato na W Racing. Rolf Gemperli, quarto na tabela de classificação, soma 82 pontos. José Vitte tem 109. “Apesar de termos um ótimo relacionamento e trabalharmos juntos pelo time, é tudo muito bem separado na equipe”.
Na opinião de Rolf Gemperli, o que reforça suas chances são as duas pistas que encerram o campeonato de 2009. “Curitiba é um traçado que nosso preparador (José Cordova) domina. Depois, vamos para Interlagos, onde eu ganhei duas das três corridas realizadas neste ano”, destaca Rolf Gemperli, que destaca a curva que antecede a longa reta dos boxes como o ponto crucial para ganhar tempo em Curitiba.