Suzuki volta vencer com Maverick, com Crutchlow e Rossi no pódio. Baz e Espargaró batem, mas passam bem.
A Suzuki voltou a vencer na MotoGP após uma corrida impecável em Silverstone. Ganhando de ponta a ponta, Maverick Viñales não teve concorrentes. A briga mesmo ficou pelo pódio, entre Rossi, Crutchlow e Márquez.
O espanhol dessa vez ficou de fora, em uma prova marcada por um grave acidente envolvendo Pol Espargaró e Loris Baz, os dois pilotos foram atendidos na pista, foram para o hospital, mas passam bem.
Na largada Rossi assumiu a ponta de Crutchlow, mas Viñales tomou a dianteira logo na sequência, mais atrás teve um acidente feio envolvendo os pilotos Pol Espargaró e Loris Baz o que acabou ocorrendo uma bandeira vermelha.
Os pilotos foram atendidos ainda na pista, com uma gravidade maior para o Baz. A tensão ficou por cerca de cinco minutos, até Baz acenar para o público antes de entrar na ambulância, o que deu um alívio a todos.
A relargada foi dada quase meia-hora depois, com as posições iniciais do grid. Desta vez Crutchlow largou bem, se mantendo na frente, seguido por Rossi e Viñales.
Se mostrando muito mais rápido, Viñales ainda na primeira volta toma a posição de Rossi e Crutchlow, ainda na primeira volta.
Márquez foi pra cima de Rossi e ultrapassou o doutor, tudo isso ainda na primeira volta. O piloto espanhol ainda conseguiu ultrapassar o Crutchlow, ficando em segundo.
Viñales conseguia uma boa vantagem sobre Márquez, enquanto Rossi tentava superar Crutchlow, para não perder muita distância dos ponteiros.
Faltando 15 voltas, Rossi finalmente conseguiu superar o seu rival inglês, assumindo a terceira colocação e indo pra cima de Márquez, fazendo a ultrapassagem na mesma volta.
Rossi conseguiu abrir um pouco sobre o espanhol e iniciava a caçada mirando a ponta, mas Vinãles estava muito à frente, cerca de 2,5 segundos.
Há 10 voltas do fim, Crutchlow conseguiu ultrapassar Márquez, que tentava se aproximar novamente de Rossi.
Iannone que vinha fazendo uma corrida de recuperação, conseguiu superar Pedrosa, Márquez, Crutchlow e Rossi, em um intervalo de três voltas. Rossi conseguiu dar o troco no conterrâneo, mostrando que não queria perder a segunda colocação.
O italiano da Ducati, conseguiu ultrapassar novamente o Doutor, há sete voltas do fim. E uma volta depois, Rossi também perdeu para Crutchlow.
Iannone, quando tudo parecia bem caiu sozinho e mais uma vez ficou sem pontuar.
Há cinco voltas do fim, a briga era entre Rossi e Márquez, que ficaram trocando posições, quase se encostando. Desta vez, Márquez levou a melhor.
Com isso Viñales já abria cinco segundos, ficando tranquilo para a vitória.
Márquez conseguiu ultrapassar Crutchlow, mas o inglês deu o troco. E ao tentar novamente a segunda colocação, o espanhol da Honda errou e perdeu posição para Rossi e Pedrosa.
Pedrosa abriu o caminho para o companheiro, mas não deu tempo do Formiga atômica alcançar o Rossi, ficando fora do pódio.
Confira o resultado final da prova de Silverstone:
1 – Maverick Viñales – Suzuki – 19 voltas
2 – Cal Crutchlow – LCR-Honda – +3.480s
3 – Valentino Rossi – Yamaha – +4.063s
4 – Marc Márquez – Honda – +5.992s
5 – Dani Pedrosa – Honda – +6.381s
6 – Andrea Dovizioso – Ducati – +12.303s
7 – Aleix Espargaró – Suzuki – +15.672s
8 – Jorge Lorenzo – Yamaha – +19.432s
9 – Danilo Petrucci – Pramac-Ducati – +25.618s
10 – Álvaro Bautista – Aprilia-Gresini – +32.084s
11 – Yonny Hernández – Aspar-Ducati – +36.131s
12 – Eugene Laverty – Aspar-Ducati – +39.130s
13 – Alex Lowes – Tech3-Yamaha – +40.143s
14 – Hector Barberá – Avintia-Ducati – +41.353s
15 – Tito Rabat – Marc VDS-Honda – +41.943s
16 – Jack Miller – Marc VDS-Honda – +47.610s
17 – Scott Redding – Pramac-Ducati – +1:56.177
Não completaram
Andrea Iannone – Ducati
Stefan Bradl – Aprilia Gresini
Loriz Baz – Avintia-Ducati
Pol Espargaró – Tech3-Yamaha