Viñales diz que é “impossível” bater Suzuki no momento

Líder do mundial por 14 pontos após os dois terceiros lugares em Aragão, Joan Mir é o maior favorito a conquistar o título de acordo com o compatriota espanhol Maverick Viñales. De acordo com ele, a Yamaha está atrás da Suzuki em performance.

“É impossível com a moto que temos agora”, disse Viñales quando perguntado se era possível bater Mir e Álex Rins.

“A moto que eles têm agora está em outro nível e não podemos fazer nada. Só temos que tentar ter uma moto perfeita em Valência, fazer um acerto perfeito e ver o que acontece. Vou tentar estar afiado, dar o melhor feedback para o box e preparar a moto adequadamente. Aí nós vamos ver.”

“A Suzuki pode virar mais rápido, ter mais velocidade nas curvas e perder metros na entrada delas. Você não pode recuperar isso apenas abrindo o acelerador mais rápido. Temos algumas ideias, mas vai ser muito difícil melhorar na moto agora porque não melhorámos desde o teste da Malásia em fevereiro.”

Até aqui, a Yamaha ganhou seis corridas contra uma da Suzuki no ano, entretanto a GSX-RR tem sido muito mais consistente que a YZR-M1.

“Você pode ver nos resultados o que a Mir está fazendo. Segundo, segundo, terceiro, segundo, terceiro. A única razão pela qual ele não está ganhando corridas é que ele está muito longe no grid”, disse Viñales.

“Quando a nossa moto funciona bem a partir de sexta-feira, também podemos ganhar, mas quando não funciona, não podemos fazer nada para que funcione.”

“Quando há aderência na pista, a Yamaha é a melhor moto, mas quando não há aderência não podemos fazer nada. Mudei a potência, o mapeamento, o freio-motor, fui suave, fui agressivo e o tempo de volta foi sempre o mesmo.”