Valentino Rossi controlou os procedimentos no GP da Espanha para conquistar sua primeira vitória a temporada 2016, à frente do seu companheiro de Yamaha, Jorge Lorenzo, e de Marc Marquez, da Honda.
Rossi liderou da pole-position em Jerez e conseguiu resistir à uma ameaça inicial de Lorenzo, com o espanhol tentando ir por dentro na Curva 9 na segunda volta.
Rossi conseguiu numa manobra na saída da curva reconquistar a liderança que ele não perderia mais, assim ele logo construiu uma vantagem de dois segundos, que ele gradualmente aumentou antes de cruzar a linha.
O sucesso de Rossi em Jerez foi sua 87ª vitória na classe principal e a sua primeira desde Silverstone em agosto passado.
Lorenzo foi perseguido por Marquez durante as partes iniciais, mas o piloto da Honda não conseguiu oferecer uma ameaça constante ao seu compatriota e ficou em terceiro, enquanto Lorenzo completou a dobradinha da Yamaha.
O pódio de Marquez foi o suficiente para manter a liderança do campeonato, 17 pontos à frente de Lorenzo, com mais sete pontos para Rossi.
Dani Pedrosa disputou com seu companheiro de Honda, Marquez, ao longo das primeiras voltas, mas não conseguiu manter tal ritmo e encerrou em quarto.
Aleix Espargaró inicialmente desafiou Pedrosa, mas caiu e foi quinto ao bater seu companheiro de Suzuki, Maverick Viñales.
Andrea Iannone recuperou-se de uma largada ruim para terminar como a primeira Ducati na sétima posição, à frente de Pol Espargaró, da Tech 3, e Eugene Laverty, da Aspar, que ganhou várias posições na primeira volta.
Héctor Barberá completou o top 10, à frente dos britânicos Cal Crutchlow e Bradley Smith.
Loris Baz foi 13º enquanto Stefan Bradl foi a única Aprilia a receber a bandeira quadriculada depois de Álvaro Bautista ter batido mais cedo.
Yonny Hernandez terminou um pouco atrás de Bradl, deixando os pilotos da Pramac e Marc VDS fora dos pontos, com Michele Pirro à frente de Jack Miller, Tito Rabat e Scott Redding.
A sequência ruim de Andrea Dovizioso continuou ao abandonar por conta de um problema mecânico com sua Ducati.
A próxima etapa da temporada será realizada em Le Mans entre os dias 6 e 8 de maio.