Rossi ‘puxa orelha’ de Bagnaia após queda: “avisei que o dianteiro duro era perigoso”

Piloto da Ducati e empresariado pela VR46 Riders Academy, Francesco Bagnaia jogou fora a chance de vencer e adiar a conquista de título de Fabio Quartararo na MotoGP em 2021. Sua queda teve como culpado o pneu dianteiro duro. Com a maior parte dos pilotos escolhendo largar com o dianteiro médio, a aposta se provou perigosa devido ao clima frio durante o GP.

Valentino Rossi, tutor de Bagnaia, disse ter alertado o pupilo para o risco do ato, entretanto o piloto da Ducati insistiu na ideia.

“Para mim o duro dianteiro era muito perigoso hoje”, disse Rossi, que foi o 10º em Misano, após a prova.

“Tentei dizer ao Pecco, mas no final ele colocou. Infelizmente, a temperatura caiu na última parte da corrida e com o duro é assim – demora muito pouco para você cair. Uma pena, porque Pecco foi o piloto mais rápido hoje, então ele poderia ter mantido o campeonato aberto. É uma verdadeira lástima.”

Mesmo assim, Rossi parabenizou o francês Fabio Quartararo. Seu substituto no time de fábrica da Yamaha, o piloto foi, segundo o italiano, o melhor piloto durante todo o mundial.

“O Quartararo mereceu totalmente este campeonato, porque foi muito forte”, disse Valentino.

“Ele conseguiu grandes resultados, mesmo em circuitos onde a Yamaha esteve em desvantagem, por isso é justo que seja campeão do mundo. Sempre foi forte, não cometeu erros, então ele merece os elogios.”

“Acho que a Yamaha com ele e Franco Morbidelli no próximo ano é uma das equipes mais fortes. Fabio pode abrir um ciclo, mas Franco também mostrou que pode vencer, então eles vão se esforçar para melhorar. Acho que isso dará certo para Lin Jarvis (chefe do projeto da Yamaha na MotoGP). A Yamaha estava à procura de dois pilotos fortes e penso que eles encontraram.”

O título de Fabio Quartararo e a vitória de Marc Márquez em dia de pesadelo Ducatista! A análise do GP da Emília-Romanha no FullGas Podcast: