A MotoGP estabeleceu que irá instituir a partir de 2025 um sistema de rádio para os pilotos. A decisão vem após anos de testes com os rádios, para ajudar na segurança e também para incrementar o show televisivo.
No próximo ano, se introduzirá um sistema unilateral de comunicação. Apenas a direção de provas poderá enviar mensagens previamente gravadas curtas e concisas para os pilotos em uma tentativa de melhorar a segurança.
Já em 2026, o sistema será bidirecional, com o piloto podendo se comunicar também, primeiramente com a direção de provas e em um segundo momento com seu time – o que a Dorna, promotor do mundial, espera utilizar em suas transmissões.
O primeiro teste com rádio ocorreu em Jerez há dois anos, já o segundo em Valência no ano passado. Fabio Quartararo, que testou o sistema em Jerez há dois anos e em Valência no ano passado, também testou o sistema na última segunda.
“Sergi (Sendra, chefe de TV da Dorna) está trabalhando muito bem nisso. Ele vem desenvolvendo isso há muito tempo e acho que é uma ótima ideia por vários motivos. Ainda temos um longo caminho a percorrer porque com o barulho da moto ainda é difícil ouvir bem”, disse Quartararo.
“Eu disse ao meu chefe de equipe para não falar comigo no setor 3, na zona rápida, mas é um tanto estranho ouvir pessoas conversando quando você está dirigindo e principalmente quando não está respirando. Temos também que trabalhar no volume porque em algumas áreas você não ouve bem, mas ao frear você ouve um pouco melhor”.
“No teste de Valência também o usamos, acho que é a terceira vez que o uso. Acho ótimo ter comunicação quando algo sério ou sério acontece na pista, por exemplo.”