Maverick Viñales perdeu o segundo lugar que conseguiu na pista no GP do Catar do último domingo após os comissários da FIM determinarem que o piloto não esteve dentro das normas de pressão de pneus durante a corrida. Com isso, ele foi punido em 16 segundos e caiu para 14º no resultado final.
Com isso, Pecco Bagnaia avançou para o segundo lugar e Franco Morbidelli foi promovido para o pódio, ficando com a terceira colocação. A regra de pressão mínima determina que os pneus devem estar acima de 1,80 bar por pelo menos 60% da distância da corrida.
O Painel de Comissários, liderado desde este ano por Simon Crafar, explicou o ocorrido em um comunicado publicado uma hora e meia após o término da corrida: “em 13 de abril de 2025, durante a corrida de MotoGP do Grande Prêmio do Catar, foi determinado que o piloto utilizou pressões de pneus inferiores aos parâmetros recomendados pelo Fornecedor Oficial. Isso viola o Artigo 2.4.4.9 do Regulamento do Campeonato Mundial de MotoGP da FIM.”
“Pelo motivo acima, o Painel de Comissários da FIM MotoGP impôs uma penalidade de 16 segundos, que será adicionada aos seus resultados da Corrida Principal do Grande Prêmio do Catar, de acordo com o Artigo 3.2.1 do Regulamento do Campeonato Mundial.”