MotoGP: Quartararo e Yamaha confirmam novo contrato de dois anos

Uma das principais peças da temporada de boatos da MotoGP encontrou seu lugar nesta sexta-feira. Fabio Quartararo foi confirmado pela Yamaha como piloto pelas duas próximas temporada, e agora estará no time japonês até pelo menos o ano de 2026.

Campeão mundial pela equipe, Quartararo está em seu quarto ano no time de fábrica – que não se encontra em um momento técnico particularmente bom. Esperava-se que o francês estudasse uma mudança de equipes, no entanto ele novamente escolheu pela manutenção de seu acordo.

“Estou super feliz em anunciar que vou continuar minha aventura em azul”, disse Quartararo.

“No inverno passado, a Yamaha me provou que tem uma nova abordagem e uma nova mentalidade agressiva. A minha confiança está alta: voltaremos juntos à frente. Há seis anos, me deram a oportunidade de subir para a MotoGP e, desde então, alcançámos grandes coisas juntos. Ainda temos um longo caminho pela frente para voltar a lutar pela vitória. Vou trabalhar muito e tenho certeza que, juntos, alcançaremos mais uma vez o nosso sonho.”

Diretor da Yamaha, Lin Jarvis disse: “manter Fabio como parte da equipe de fábrica é parte integrante do projeto MotoGP da Yamaha. Fabio é um talento excepcional, um trabalhador esforçado, um grande membro da equipe e tem muitos anos competitivos pela frente”.

“A Yamaha Motor Company, a Yamaha Motor Racing e a Monster Energy Yamaha MotoGP Team não poupam esforços para garantir um futuro brilhante com Fabio, adotando uma ‘abordagem mais agressiva’ ao desenvolvimento de motos. Já fizemos mudanças significativas na nossa organização, incluindo um novo sistema de gestão interno, recrutamento dos melhores especialistas do setor, novas parcerias técnicas externas, aumento do orçamento de desenvolvimento e um programa de testes intensificado. Todas essas mudanças foram projetadas para acelerar o processo para voltarmos às vitórias.”

“O Fabio entendeu esse compromisso e isso lhe deu confiança para tomar a decisão de ficar conosco nos próximos anos. O Fabio está na Yamaha desde 2019 e conosco, a equipe de fábrica, desde 2021. Num espaço de tempo relativamente curto de apenas quatro anos, alcançámos muitos sucessos: 8 vitórias, 21 pódios, um título mundial de MotoGP e um vice-campeonato. Somos os primeiros a admitir que há muito trabalho a fazer para voltar ao nível competitivo que estávamos em 2021 e no primeiro semestre de 2022. Mas com o Fábio você sabe que ele sempre dará 100% do seu melhor.”

“Também é natural para ele criar harmonia e um bom ambiente com todos os membros da equipe. Ele pode contar com o apoio total da equipe e da Yamaha em cada passo do caminho.”