O italiano Franco Morbidelli, semanas após ter sido demitido pela equipe de fábrica da Yamaha, teve seu futuro anunciado para a temporada 2024 da MotoGP. Ele será o companheiro de equipe do espanhol Jorge Martín na equipe Pramac Ducati, ocupando o lugar que era do francês Johann Zarco – de ida para a LCR Honda.
O time há anos procurava um piloto de nacionalidade italiana, devido ao fato de ter vários patrocinadores do país. Assim, Franco – empresariado pela VR46 – foi tido pela escuderia como a melhor opção após a inesperada saída de Zarco para estar em uma moto de fábrica em 2024.
“O vice-campeão do mundo de MotoGP em 2020, campeão do mundo de Moto2 em 2017 e campeão europeu de Superstock 600 em 2013, Morbidelli devolverá a bandeira italiana ao box da equipe Pramac três temporadas depois de Pecco Bagnaia”, diz um comunicado da Pramac nesta segunda-feira.
Diretor geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna disse: “é um prazer para nós receber Franco na nossa equipe Pramac Racing, apoiada pela fábrica, para a próxima temporada, pilotando uma Desmosedici GP oficial”.
“Franco é um piloto com muito talento e experiência, e em mais de uma ocasião provou ser forte e rápido: não é por acaso que em 2020 foi vice-campeão de MotoGP, vencendo três GPs. Estamos convencidos que juntamente com a equipe Pramac Racing e graças ao nosso apoio, ele será capaz de demonstrar todo o seu potencial. Estamos ansiosos por esta nova e emocionante aventura juntos”.
Paolo Campinoti, dono da equipe, também deu as boas-vindas a Morbidelli. “Franco se juntará à nossa família em 2024: tenho um relacionamento muito bom com ele, que já se mostrou ser um campeão em diversas ocasiões. Estou seguro que em nossa equipe ele encontrará as condições certas para voltar e lutar pelas posições que merece.”
Com a oficialização da chegada de Franco Morbidelli, apenas um lugar dentre as oito Ducatis resta incerto: o do parceiro de Álex Márquez na equipe Gresini, com rumores dando conta de que seu irmão – o oito vezes campeão Marc Márquez – poderia quebrar seu acordo vigente com a Honda para alinhar em 2024 uma Ducati Desmosedici no grid através do time italiano.