MotoGP: Pirelli será fornecedora de pneus do mundial a partir de 2027

A Pirelli foi confirmada pela MotoGP como a nova fornecedora de pneus do campeonato mundial a partir de 2027. A fabricante, que já fornece pneus para as categorias Moto2 e Moto3 desde 2024, fornecerá pneus para a MotoGP e a MotoE no lugar da Michelin, que atua na classe principal do campeonato como fornecedora única desde 2016.

A mudança – que ocorre no mesmo ano que a MotoGP trocará os motores 1000cc pelos 850cc – vem da ideia de fazer os pilotos competirem com os mesmos pneus durante toda a estrada no campeonato mundial.

O comunicado da MotoGP diz: “a Pirelli se tornará a fornecedora oficial de pneus da MotoGP a partir de 2027. Um novo contrato de cinco anos até 2031, atualmente sendo finalizado, coincidirá com uma nova era para o esporte, com as novas motos e regulamentos técnicos da MotoGP estreando em 2027”.

“A estratégia de ter um único fornecedor no paddock dará uma escada de desenvolvimento perfeita para os campeões de amanhã aprimorarem sua arte em seu caminho para o topo.”

“Mais detalhes sobre as alocações e especificações de pneus a serem fornecidas pela Pirelli serão anunciados em breve. A Pirelli atualmente fornece pneus para Moto2, Moto3 e grande parte do programa Road to MotoGP.”

“Agora, sua presença no esporte se expandirá para o auge das corridas, a MotoGP, e para a MotoE, o Campeonato Mundial elétrico. A Michelin continuará sendo a fornecedora exclusiva da MotoGP e MotoE até o final dos regulamentos técnicos atuais, no final da temporada de 2026.”