MotoGP: Oliveira encara ano difícil em 2023 como “moldagem de caráter”

O português Miguel Oliveira, depois de se transferir do time de fábrica da KTM para a RNF Aprilia em 2023, vem sofrendo um período difícil. Ele acabou por ser tirado de três corridas até aqui: Portugal, Espanha e a Sprint na Áustria por outros pilotos, incluindo os campeões mundiais Marc Márquez e Fabio Quartararo.

Ao F1Mania.net, o piloto resumiu a falta de sorte como um dos momentos importantes na caminhada de um esportista.

“Esses momentos difíceis são preparação e moldagem de caráter”, iniciou em entrevista nesta quinta-feira em Barcelona.

“Sei que minha vida está muito em cima do esporte e tudo mais, mas há pessoas que estão em situações muito piores do que ter um momento ruim na MotoGP. Não acho que precise fazer terapia para estar motivado, você tem que entender que teremos dias bons e ruins e que o caminho não é só feito de uma coisa ou outra.”

Na Áustria, o português foi obrigado a abandonar por um problema inusitado. Um dos lastros da roda dianteira se soltou, o que fez com que Oliveira não conseguisse mais guiar tamanha a falta de estabilidade.

“A moto vibrava tanto que as pastilhas não funcionavam nos discos de freios, e por isso tive que parar. Nunca tinha acontecido nada assim comigo.”

“É só mais um azar neste ano. Pensei que Áustria poderia ser o ponto de virada do campeonato, mas infelizmente foi decepcionante. Catalunha é uma pista que já venci, são boas memórias, mas o desafio é a cada ano diferente. A Aprilia no último ano foi muito competitiva com o Aleix (Espargaró), é uma boa base para iniciar. Mas precisamos traduzir isso em resultados.

“Ter uma moto competitiva é uma motivação, mas em Assen – por exemplo – tínhamos o histórico bom, mas não conseguimos traduzir bem. Então, não quero pensar muito nisso.”

Depois de vencer duas corridas no último ano na chuva, na Indonésia e Tailândia, Oliveira disse que não torce para pista molhada no domingo – apesar de ser a previsão por enquanto.

“Prefiro não pensar em chuva, em chuva é tudo mais complicado. Não vou acender uma vela para isso, pode ter certeza.”

O F1Mania.net cobre o GP da Catalunha de MotoGP in loco neste final de semana.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.