O português Miguel Oliveira, depois de se machucar devido a uma queda no G da Argentina do último final de semana, quando foi derrubado por Fermin Aldeguer na corrida sprint, não poderá correr o GP das Américas, que ocorre na próxima semana. No seu lugar, a Pramac contará com o piloto de testes da Yamaha, Augusto Fernandez.
Em um comunicado oficial, a equipe Pramac disse: “após uma lesão na articulação esternoclavicular esquerda sofrida em um acidente durante a Sprint Race do GP da Argentina, Oliveira será forçado a perder a terceira etapa do Campeonato Mundial de MotoGP, programada para a próxima semana no Circuito das Américas, em Austin. Ele será substituído pelo piloto de testes da Yamaha Factory Racing MotoGP, Augusto Fernández”.
Campeão de Moto2 em 2022, Fernandez ficou feliz de receber uma chance, apesar do problema com Oliveira.
“Primeiramente, quero enviar a Miguel meus melhores desejos de uma rápida recuperação. Espero que ele possa retornar em breve. Também quero agradecer à Yamaha e à Pramac por esta oportunidade. Austin é um circuito impressionante, e mal posso esperar para voltar à M1. Estou realmente ansioso pelo fim de semana de corrida”, disse Fernandez.
“Lamento profundamente a lesão de Miguel, principalmente em um momento da temporada em que ele estava ganhando cada vez mais confiança com sua YZR-M1 e com a equipe”.
“Infelizmente, a sorte não tem estado do seu lado nos últimos anos, mas conhecendo-o, tenho certeza de que ele reagirá como o verdadeiro lutador que é e voltará tão forte e motivado como sempre. O mais importante agora é que ele receba o melhor tratamento possível e possa voltar à pista o mais rápido possível. Quanto ao Augusto, bem-vindo à nossa equipe! Apesar do curto prazo, tenho certeza de que podemos fazer um ótimo trabalho juntos, com toda a equipe Prima Pramac Yamaha MotoGP pronta para apoiá-lo em todos os momentos.”