O primeiro dia de testes com a nova Honda RC213V em sua versão 2024, após a corrida de Misano, não foi bom para ambos os pilotos da equipe japonesa. Depois de Márquez não crer em uma melhora e colocar em dúvida seu futuro na montadora, Joan Mir também disse que não ficou impressionado com o novo pacote.
“Foi trazido aqui um conceito diferente, uma moto diferente, com um pouco dos comentários que temos feito para melhorar aquela parte da aceleração que parece estar indo melhor, mas não é o que eu quero para o ano que vem”, iniciou Mir depois de testar a moto pela primeira vez em Misano.
“É o primeiro teste, também não esperava nada de revolucionário aqui. Mas se este chassi, ou este novo conceito de moto, puder ter algo positivo e então também com o novo motor, daremos mais um passo. Aí, em vez de estar a 0s5 ou 0s6, estaremos a 0s4 ou 0s2 de distância, e isso muda um pouco”.
Mir se confessou preocupado com a nova Honda, e assim como Márquez falou que testou o mínimo possível a moto em Misano.
“Vou tentar as poucas coisas que há para tentar e pronto, também não vamos andar muito”, disse Mir entre os treinos da manhã e da tarde.
“Para nós é preocupante, sim, é um pouco preocupante porque as datas marcadas estão chegando e bem… Digo também que é o primeiro teste que temos com coisas diferentes e a moto mudou. Mas nós continuamos a sofrer.”
“O conceito é diferente em termos de peso e geometria, e onde os pesos são distribuídos no chassi. A moto se comporta de maneira diferente, mas os problemas não melhoram muito.”