Um dos grandes assuntos do GP das Américas de MotoGP no último domingo foi o fato de Marc Márquez sair do grid correndo atrás de sua moto de seco no último momento possível. O piloto, após a prova, disse ter feito isso devido ao fato de que sabia que existia uma regra que poderia cancelar a largada caso 10 pilotos saíssem do grid.
“Perguntei a Marco Rigamonti (chefe de mecânicos) sete minutos antes da largada se a segunda moto estava pronta. Ele me disse que sim, e então eu disse a ele que talvez eu saísse do grid. Por quê? Porque eu previ que quando eu saísse… Eu vi que os pneus de chuva não eram a estratégia correta.”
“E então eu previ que mais de 10 pilotos me seguiriam, e então eles parariam a corrida. Foi o que aconteceu.
Entretanto, apenas seis pilotos seguiram Márquez, e a largada foi cancelada por “segurança”, segundo a direção de prova. A mesma direção de prova deveria ter – segundo outra regra – punido os pilotos que saíram do grid com ride-through, o que não fez.
“Nós fizemos tudo bem, nós fizemos tudo perfeito, tudo estava claro, mas nós cometemos o erro naquela curva 5”, seguiu Márquez.
“Desculpa para a equipe, só posso dizer isso. O positivo para nós – porque sempre tento encontrar o positivo – é que é como se estivéssemos empatados no campeonato, um ponto atrás de Alex, então reiniciamos o campeonato.”
“Aquela zebra eu já tinha cortado algumas voltas antes. Então, eu a cortei demais – eu estava muito otimista”.
“Eu estava totalmente concentrado, não estava com confiança extra, eu estava apenas pilotando, tomando cuidado com os pontos de frenagem brusca onde você comete alguns erros – como na curva 12. Mas no resto da pista eu me senti super seguro. Eu cortei a zebra demais.”