O espanhol Marc Márquez viveu um final de semana de muito azar no GP da Áustria. Depois de cair na corrida sprint da MotoGP, ele teve problemas em um pneu dianteiro antes da largada d aprova principal e depois não conseguiu iniciar a corrida com seu holeshot device acionado. Com isso, ele caiu de 3º para 13º na largada. Porém, ele ainda se recuperou para o 4º posto.
“Hoje tivemos azar”, disse Márquez.
“Azar, porque 30 minutos antes da largada, quando os mecânicos foram verificar a pressão do pneu, a válvula estava quebrada. E então, como você viu nas imagens de TV, eles correram para a Michelin para trocar o pneu.”
“Mas durante esse procedimento, eles fizeram um ótimo trabalho, a temperatura do pneu caiu muito. E então esse caos criou tudo. Quer dizer, na volta de aquecimento, eu estava mais concentrado para colocar temperatura no pneu dianteiro.
“Então, na última reta, eu freei e acionei bem o dispositivo frontal – mas então eu freei novamente para tentar aquecer o pneu dianteiro e isso desligou o dispositivo. E então eu não tive velocidade suficiente para acioná-lo novamente no grid. Sem esse dispositivo frontal, foi difícil largar bem. Mas eu estava super calmo na primeira curva.”
“Eu disse ‘OK, vou frear cedo para não exagerar e vamos ver’. Mas então recebi um grande contato do lado esquerdo e fomos para fora. E do 13º lugar começamos passo a passo.”
“Mas hoje, com aquele caos que tivemos com o pneu dianteiro, coloquei mais atenção em aumentar a temperatura do pneu e fiquei menos concentrado no dispositivo dianteiro. É o que é.”
Confirmando que tinha ritmo para chegar no pódio no domingo, Márquez disse: “na Catalunha, terminamos em 2º na Sprint e em 3º no GP, mas foi um dos piores fins de semana para nós”.
“Este fim de semana foi um dos melhores: a sensação com a moto, a velocidade no treino, no treino de qualificação, fomos os mais rápidos no aquecimento. Mas 0 pontos ontem e um 4º lugar hoje. Mas a velocidade esteve aí.”