MotoGP: Honda e Marc Márquez anunciam fim de contrato em comum acordo

A equipe Repsol Honda e o piloto espanhol Marc Márquez anunciaram nesta quarta-feira o fim de sua colaboração um ano antes do planejado, ao fim desta temporada. O piloto, que tinha contrato até o ano de 2024, terminará o acordo um ano antes, em 2023.

A notícia vem depois de o piloto deixar claro após o primeiro teste com a primeira versão do modelo de 2024 da RC213V, em Misano no último mês de setembro, de que seguir seu contrato não era mais sua prioridade.

O destino do piloto espanhol deverá ser a equipe Gresini Ducati, único time que ainda não possui dupla de pilotos confirmada para o próximo ano. Marc correrá ao lado do irmão Álex Márquez assim como na Repsol Honda em 2020.

“A Honda Racing Corporation e Marc Márquez optaram mutuamente por rescindir prematuramente o seu contrato de quatro anos no final da temporada do mundial de MotoGP de 2023”, disse um comunicado da Honda.

“Com ainda um ano restante do contrato de quatro anos entre a HRC e Marc Márquez, ambas as partes concordaram mutuamente em terminar a sua colaboração após a conclusão da temporada de MotoGP de 2023. Ambas as partes concordaram que era do seu interesse que cada uma procurasse outros caminhos no futuro para melhor alcançar os seus respectivos objetivos e metas.”

“Isto põe fim a 11 anos de colaboração entre o #93 e a HRC, nos quais alcançaram seis campeonatos mundiais da categoria rainha, cinco tríplices coroas (campeonatos de pilotos, equipes e construtores), 59 vitórias, 101 pódios e 64 pole positions juntos.”

“Márquez conquistou sua primeira vitória na classe rainha a bordo da Honda RC213V no GP das Américas em Austin, Texas, em 2013, se tornando o mais jovem vencedor da classe rainha e depois se tornou o mais jovem campeão mundial da classe rainha no final daquele ano. Em 2014 defendeu o título e venceu as primeiras 10 corridas consecutivas do ano, conquistando também títulos em 2016, 2017, 2018 e 2019 como piloto HRC da Repsol Honda Team.”

“Ambas as partes continuarão a dar todo o seu apoio nas restantes etapas da temporada de 2023 do mundial de MotoGP.”

“A HRC deseja a Marc Márquez o melhor em seu futuro.”