MotoGP: Diretor médico dá primeiras informações sobre estado de Bagnaia

Francesco Bagnaia, atual campeão e líder do campeonato da MotoGP por 50 pontos, teve um grave acidente no GP da Catalunha deste domingo. O piloto foi catapultado de sua moto e atropelado em seguida pelo sul-africano Brad Binder.

Bagnaia foi atendido no local por alguns minutos e depois foi levado para o centro médico do circuito. A corrida relargou após cerca de 15 minutos.

O diretor médico da MotoGP, Dr. Angel Charte, disse à TV espanhola DAZN: “Pecco sofreu politrauma grave. Uma moto passou por cima dele na região femoral e tibial. Fizemos radiografias desta área e detectamos uma pequena lesão que não sabemos se é atual ou antiga”.

“Precisamos fazer uma tomografia urgente e por isso o encaminhamos para o hospital geral. A nível craniano, torácico e abdominal, ele esteve sempre normal. Estava consciente e orientado.”

“A imagem que vimos é da radiologia convencional, por isso é difícil ter certeza de que não há fratura. É necessário fazer uma tomografia computadorizada.”

Paolo Ciabatti, diretor esportivo da Ducati, falou sobre a condição de Bagnaia à Sky Italia: “eles estão examinando a perna afetada, ele reclamou de dores no cóccix, por causa do hoghside, que ele não conseguiu explicar”.

“Ele não acha que fez nada incomum, então iremos investigar a causa da queda. Ainda não sabemos os motivos, não queremos comentá-los.”

No entanto, o companheiro de equipe de Bagnaia na Ducati, Enea Bastianini, precisará de cirurgia depois de se contundir em outro incidente, na curva 1.

“Ele tem uma fratura no maléolo tibial esquerdo (perto do tornozelo), parece que há necessidade de cirurgia”, disse Ciabatti.

A queda de Bastianini causou acidentes de outros cinco pilotos da Ducati momentos antes da queda mais assustadora de Bagnaia.

Bastianini teve uma penalidade dupla de volta longa, mas não conseguiu reiniciar a corrida, por isso deve cumpri-la quando retornar.