A Hungria retorna em 2025 ao calendário da MotoGP após uma ausência que durava desde 1992 com uma etapa a ser realizada na pista de Balaton Park de 22 a 24 de agosto. O local de 4.081 km, perto do Lago Balaton, no oeste da Hungria, está atualmente passando por melhorias na pista e na infraestrutura.
A pista está localizada a 87 km de Budapeste, 150 km da Áustria, 120 km da Eslováquia, 150 km da Croácia e 480 km da Itália.
As mudanças a serem feitas no circuito serão:
-Na curva 7, algumas curvas de raio mais fechado são introduzidas na parte interna, mantendo a alta velocidade nas curvas enquanto expande a área de escape para maior segurança.
-Uma nova chicane na curva 11 modera a velocidade no final da reta oposta, ao mesmo tempo em que aumenta as oportunidades de ultrapassagem.
-Logo abaixo do novo hotel da pista, uma série de curvas técnicas foi adicionada, melhorando a segurança da fase de frenagem e apresentando um desafio intrigante para os pilotos.
“Estamos muito felizes em anunciar que o Balaton Park estará no calendário de 2025 para MotoGP e WorldSBK”, disse o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta.
“O circuito está em uma localização espetacular e será um destino fantástico para os fãs virem e verem o esporte mais emocionante do mundo em ação.”
“O trabalho está em andamento para deixar o local pronto para sua estreia histórica no calendário, adicionando outro capítulo à história da Hungria nas corridas de moto, e estamos muito ansiosos para retornar a um mercado-chave na Europa Central.”
Antes da etapa da MotoGP, o Mundial de Superbike correrá no local, entre 25 e 27 de julho de 2025.