No teste pós-GP ocorrido em Aragão na última segunda-feira, alguns pilotos de MotoGP provaram um novo sistema de rádio desenvolvido para ser utilizado a partir do ano que vem em situações de corrida. A intenção é fazer com que os pilotos possam ouvir mensagens da direção de prova para aumentar a segurança. Porém, no futuro, a intenção é de que os pilotos possam falar com suas equipes.
Brad Binder gostou do sistema, que utiliza tecnologia de condução óssea, por meio de “almofadas” que ficam no maxilar do piloto.
“Sinceramente, eles fizeram um trabalho incrível. Fiquei realmente impressionado”, disse o sul-africano.
“Meu capacete não parecia diferente e eu não percebi que tinha nada, e não importa se você está com o acelerador a 100%, com a cabeça erguida ou atrás da carenagem, ou seja lá o que for, a mensagem é transmitida com muita clareza. Então, sim, eles fizeram um bom trabalho.”
Quando questionado especificamente sobre a clareza das mensagens pré-gravadas durante retas de alta velocidade, onde Alex Márquez, Lorenzo Savadori e Johann Zarco tiveram dificuldade para ouvir com clareza, Binder respondeu:
“Fiquei muito surpreso. Não sei se algum de vocês já experimentou esses pequenos fones de ouvido de condução óssea que vêm e relaxam na frente dos seus ouvidos? Parece que todos conseguem ouvir o que você está ouvindo, mas a realidade é que só você consegue.”
“É algo parecido com isto: funciona super bem. Se precisamos deles ou não é outra questão.”
“Para mim, coloquei meu capacete e eles colocaram a caixinha nas minhas costas. Não senti nem notei nada. Foi a primeira vez que experimentei. Eu nunca tinha usado antes e, honestamente, fiquei bastante impressionado com a forma como funcionou.”