Mesmo após vencer 18 das 40 corridas da temporada – 11 delas em domingo e sete em sábados – Francesco Bagnaia perdeu o título da temporada 2024 da MotoGP por dez pontos para Jorge Martín. Depois do GP do último domingo, Bagnaia analisou os motivos para sua derrota.
“Eu aceitarei perder o campeonato em alguns dias”, disse Bagnaia.
“Mas depois do acidente na Malásia, entendi que era mais complicado, ganhar 29 pontos era bem difícil. Mas eu apenas tentei dar o máximo, vencendo todas as corridas restantes, e acho que foi o máximo que consegui fazer.”
“Jorge [Martin] fez um trabalho melhor. Em termos de consistência, ele foi melhor, ele terminou 16 vezes em segundo durante a temporada, então é algo inacreditável. Do nosso lado, tivemos apenas um pouco de azar, e eu também cometi alguns erros, então é difícil imaginar ganhar um título com oito ‘zeros’.”
“Também superamos o número de pontos em comparação com a temporada passada mesmo com oito zeros. Então, acho que fizemos um ótimo trabalho e quase dominamos as corridas em termos de vitórias, mas não foi o suficiente. Para o ano que vem, terei que aprender com a minha temporada, aprender com algumas situações que aconteceram e tentar ser melhor.”
Após a corrida em Barcelona, Bagnaia acompanhou a comemoração de Martín no pódio.
“Eu estava apenas olhando para Jorge”, disse Bagnaia.
“Nós nos conhecemos muito bem e acho que se alguém tivesse que ganhar o título que não fosse eu, ele seria um dos escolhidos. Ele merece, ele fez um trabalho fantástico e eu estava apenas sorrindo ao vê-lo comemorando porque sei o quão bom é esse momento.”
“Você tenta chegar a esse objetivo durante toda a sua vida e, assim que o alcança, é a melhor emoção que você pode ter. Então, eu estava apenas sorrindo pelo que ele conquistou.”