Depois de 1043 dias sem vencer, Marc Márquez demorou apenas mais uma semana para ganhar novamente na MotoGP. O espanhol garantiu sua 61ª vitória no GP de San Marino, no qual foi ajudado pelo tempo chuvoso.
Márquez admitiu após a corrida que sem a chuva ele não teria conseguido lutar na frente.
“Esta foi totalmente inesperada, especialmente porque começando em nono lugar, sem aquelas gotas de chuva seria impossível lutar com os caras da frente”, disse.
“Sabíamos que nossa segunda parte da corrida era super forte, e para mim o mais importante. Uma coisa é liderar a corrida, mas outra é abrir vantagem para o campeão mundial, Pecco, que é super rápido aqui. Consegui pilotar de uma maneira muito boa, muito rápido e defendendo na segunda parte da corrida. Ataquei nas últimas voltas.”
Quando a chuva estava no seu pior, na sétima volta, Jorge Martin decidiu ir para os boxes para trocar sua moto. Porém, Márquez diz que não tinha intenção de parar naquele momento.
“Não. Mas claro, em um ponto, se houvesse mais uma volta chovendo assim, então talvez fosse hora de entrar. Mas especialmente quando vi que ninguém entrou e apenas um piloto. Você precisa ficar na pista e foi isso que eu fiz.”
“Eu controlei de uma boa maneira, mas então na volta seguinte foi quando eu ataquei. Eu dei tudo. Eu vi alguns pilotos caírem porque estava super molhado nas curvas 1/2, mas nós administramos bem.”
“Durante todo o fim de semana, tivemos velocidade. Mas cometemos um erro na qualificação. É aí que precisamos melhorar, em duas semanas. Fora isso, quando vi as gotas no meu visor e o asfalto, decidi arriscar.”