Moto3: Öncü passa Sasaki na última volta e vence corrida chuvosa na Austrália

O turco Deniz Öncü venceu uma grande corrida neste domingo no GP da Austrália. Ele batalhou até a última volta com o japonês Ayumu Sasaki, líder até então. O piloto da Husqvarna deixou a porta aberta na curva 10 no último giro, oportunidade que Deniz não desperdiçou e garantiu o triunfo – seu terceiro no ano.

Sasaki segue sem vencer neste ano. A vitória lhe daria a liderança do mundial, com o líder Jaume Masià fazendo uma corrida de limitação de danos nas condições difíceis e ficando apenas em oitavo, com quatro pontos como líder na frente do japonês após essa prova.

O terceiro colocado foi o piloto da casa Joel Kelso, seu primeiro pódio no mundial.

A disputa pela vitória acabou por ficar para ambos após o espanhol Adrian Fernandez, substituto de Tatsuki Suzuki na Leopard Racing, cair enquanto ocupava a liderança a poucas voltas do fim após liderado a primeira parte da prova. O piloto ainda voltou se aproveitando da grande vantagem dos primeiros para o grupo que disputava o sexto lugar e ficou em quinto.

O brasileiro Diogo Moreira, que largaria na quarta posição no grid, acabou por cair levando a moto para o grid. Mesmo com o time reparando a moto após o piloto levá-la aos boxes. Diogo largou dos boxes mas abandonou a corrida em seguida.

Além dele, Matteo Bertelle e Dani Holgado também caíram levando a moto para o grid. O espanhol chegou a até cortar o rosto no acidente. Holgado ainda voltou e chegou em 13º.

Top 10
1. Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo)
2. Ayumu Sasaki (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) +0.407
3. Joel Kelso (CFMOTO Racing PruestelGP) +4.392
4. Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) +23.062
5. Adrian Fernandez (Leopard Racing) +31.661
6. Ricardo Rossi (SIC58 Squadra Corse) +31.702
7. Taiyo Furusato (Honda Team Asia) +32.236
8. Jaume Masia (Leopard Racing) +32.923
9. Matteo Bertelle (Rivacold Snipers Team) +33.379
10. Lorenzo Fellon (CIP Green Power) +35.575

Campeonato após 16 etapas:
1. Jaume Masià – 217 pontos
2. Ayumu Sasaki – 213
3. Dani Holgado -195
4. David Alonso – 180
5. Deniz Öncü – 180