Marc Marquez conquista o tetracampeonato da MotoGP; Pedrosa vence em Valência

Marc Marquez conquistou seu quarto título mundial na MotoGP, seu sexto entre todas as classes da competição, conquistando o terceiro depois de conseguir se recuperar de um potencial acidente, já que seu único rival Andrea Dovizioso caiu nas últimas voltas em Valência.

Em uma corrida tensa no circuito Ricardo Tormo, Marquez completou na terceira posição, enquanto seu companheiro Dani Pedrosa superou Johann Zarco para vencer, enquanto Dovizioso caiu ao tentar manter suas esperanças vivas.

Dovizioso precisava vencer, com Marquez de 11º para trás, para ter uma chance de conquistar o título, mas passou a maior parte do tempo em quinto, atrás de Jorge Lorenzo, com Zarco liderando Marquez e Pedrosa.

Marquez partiu da pole-position, com Pedrosa na segunda posição, mas ambos foram superados por Zarco, com Marquez abrindo passagem, ao invés de arriscar uma briga. Dovizioso, enquanto isso, subiu de nono para quinto, atrás de Lorenzo, enquanto o pelotão de líderes formado pelos cinco pilotos abriu para o restante do grid.

A Ducati enviou várias mensagens de ‘Mapping 8’ para Lorenzo, uma repetição de sua instrução dada em Sepang, e um ‘-1’, indicando para ele deixar com que seu companheiro o ultrapassasse, mas ele não abriu passagem, deixando a Ducati frustrada.

Marquez superou Zarco a oito voltas do final na última curva, mas ao começar sua volta seguinte, ele teve um momento assustador na Curva 1. O espanhol da Honda conseguiu de alguma maneira manter sua moto de pé, mas sem conseguir evitar um passeio pela brita, então retornou na quinta posição.

Momentos depois Lorenzo caiu na Curva 5, promovendo Dovizioso para terceiro, porém com uma certa distância para a briga pela liderança entre Zarco e Pedrosa.

No entanto, Dovizioso logo acabou espalhando muito na Curva 8 e foi parar na brita, antes de derrubar sua Ducati, encerrando suas esperanças de título, e confirmando a conquista de Marquez.

Dovizioso ainda conseguiu voltar aos boxes, onde ele foi ovacionado pelos membros da sua equipe.

O erro de Marquez, e a saída dos pilotos da Ducati, deixou toda a emoção da corrida para a disputa entre Zarco e Pedrosa pela vitória, com o piloto da Honda fazendo sua manobra na última volta.

Pedrosa conseguiu manter Zarco atrás e encerrou sua temporada com vitória, enquanto Marquez subiu para terceiro após as quedas dos pilotos da Ducati, selando seu título com um pódio.

 

Confira o resultado do GP de Valência:

1) Dani Pedrosa (Honda)
2) Johann Zarco (Yamaha)
3) Marc Márquez (Honda)
4) Alex Rins (Suzuki)
5) Valentino Rossi (Yamaha)
6) Andrea Iannone (Suzuki)
7) Jack Miller (Honda)
8) Cal Crutchlow (Honda)
9) Michele Pirro (Ducati)
10) Tito Rabat (Honda)
11) Bradley Smith (KTM)
12) Maverick Viñales (Yamaha)
13) Danilo Petrucci (Ducati)
14) Karel Abraham (Ducati)
15) Héctor Barberá (Ducati)
16) Loris Baz (Ducati)
17) M.van der Mark (Yamaha)
18) Pol Espargaró (KTM)
19) Andrea Dovizioso (Ducati)
20) Jorge Lorenzo (Ducati)
21) Sam Lowes (Aprilia)
22) Álvaro Bautista (Ducati)
23) Scott Redding (Ducati)
24) Aleix Espargaró (Aprilia)
25) Mika Kallio (KTM)