KTM nomeia Aki Ajo como seu novo chefe de equipe na MotoGP

A KTM confirmou Aki Ajo como seu mais novo chefe de equipe. O finlandês assume o posto que era do italiano Francesco Guidotti desde 2022. Aki é dono de equipe na Moto2 e Moto3 no momento.

A Ajo Motorsport fez sua estreia nas 125cc em 2001, conquistando sua primeira vitória em 2003 e seu primeiro campeonato mundial em 2008, com Mike De Meglio, em uma Derbi. Marc Márquez conquistou o segundo título da Ajo em 2010. A Ajo começou sua parceria com a KTM na Moto3 em 2012, vencendo o título em sua primeira tentativa com Sandro Cortese. A ‘Red Bull KTM Ajo’ venceu outros dois campeonatos desde então com Brad Binder (2016) e Pedro Acosta (2021).

A Ajo também foi para a categoria Moto2 em 2015, vencendo instantaneamente campeonatos consecutivos com Johann Zarco no chassi Kalex. Depois de comandar o projeto de chassis KTM na Moto2 de curta duração da KTM – entre 2017 e 2019 – a Ajo retornou à Kalex e venceu os últimos três títulos da Moto2, com Remy Gardner, Augusto Fernandez e Pedro Acosta.

“Temos um relacionamento especial e uma colaboração muito próxima com Aki e, portanto, sentimos que esta foi a melhor decisão para levar o projeto MotoGP adiante”, disse o diretor de esporte a motor da KTM, Pit Beirer.

“Já disse isso antes e mencionarei novamente: ele acreditou em nós quando estávamos apenas nos organizando neste paddock, então a confiança e a amizade são inigualáveis. O sucesso de sua equipe fala por si. Ele ganhou títulos com os dois pilotos que estarão no box em 2025, mas esse conhecimento é apenas parte do conjunto de habilidades que ele trará.”

“Sabemos que podemos contar com muito pedigree e, claro, Aki conhece nossa empresa e a maneira como corremos. Estou realmente satisfeito e orgulhoso de estarmos enfrentando esse desafio juntos e de continuarmos uma história que começou há muito tempo e já teve tanto sucesso e ótimas histórias.”

Aki Ajo disse: “é uma honra receber esta ótima nova função e oportunidade de trabalhar na MotoGP com a Red Bull KTM Factory Racing”.

“No momento, a MotoGP está em um nível muito alto, então precisamos continuar trabalhando em muitas áreas e usar os pontos fortes que temos para levar este pacote KTM para um padrão ainda melhor.”

“Precisamos continuar pressionando, mas acho que este projeto já tem muitas partes boas para estar no topo; temos que administrá-las da melhor maneira. Obrigado a Stefan, Hubert, Pit e Jens e a todos na estrutura da KTM.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.