O título antecipado da MotoGP era bem improvável de acontecer. Dependeria de uma série de resultados, a não pontuação das Yamahas de Valentino Rossi e Jorge Lorenzo e a vitória de Marc Márquez. E aconteceu!
Márquez chegou com vantagem de 52 pontos, e com a vitória ampliou para 77 faltando apenas três rodadas para o encerramento da temporada já que Rossi e Lorenzo acabaram caindo e abandonando a corrida.
Com mais esse título da MotoGP, Márquez se tornou o mais jovem piloto da história a ser cinco vezes campeão mundial: MotoGP em 2013 e 2014, Moto2 em 2012 e 125cc em 2010.
Largando na terceira posição Lorenzo fez ótima largada e assumiu a primeira colocação e era perseguido por Márquez. Com um erro na curva 9 a 21 voltas para o final da corrida, Márquez conseguiu a ultrapassagem para liderar a prova. Rossi seguiu pressionando Lorenzo e conseguiu boa ultrapassagem mas faltando 17 voltas para o fim, em perseguição a Márquez caiu sozinho na curva 10. Ele tentou voltar mas acabou se retirando da corrida.
Apesar da pressão exercida pela Ducati de Andrea Dovizioso sobre Lorenzo, ele conseguia manter a segunda colocação que ainda o mantinha vivo em busca do título da temporada. Mas faltando apenas cinco voltas para o fim ele perdeu a frente de sua Yamaha na curva 9 e foi parar na caixa de brita.
Dovizioso herdou a segunda posição após o abandono de Lorenzo enquanto a Susuki de Maverick Viñales ficou em terceiro com seu companheiro de equipe Aleix Espargaró terminou em quarto.
Cal Crutchlow, da LCR Honda, ficou em quinto a frente da Tech 3 de Pol Espargaró e Álvaro Bautista garantiu a sétima posição para a Aprilia.
Danilo Petrucci terminou em oitavo com a Pramac logo a frente de seu companheiro Scott Redding. Stefan Bradl da Aprilia fechou o top 10.