Bagnaia lamenta queda depois de aposta errada em pneus: “era vitória ou brita”

Saindo de sua quarta pole position seguida, Francesco Bagnaia viveu um pesadelo em Misano no último domingo. Ele liderava a prova quando acabou caindo a cinco voltas do fim, entregando o primeiro lugar para Marc Márquez e o título para Fabio Quartararo.

Falando após o GP, Bagnaia apontou que a causa de seu acidente – assim como a causa do acidente de seu companheiro Jack Miller – foram os pneus dianteiros duros, que ambos haviam colocado no grid. Devido à baixa temperatura, eles acabaram perdendo ação e aderência.

“Apostamos no pneu dianteiro duro”, disse Bagnaia. “Foi uma boa escolha, mas o problema era que precisava dar o máximo a cada volta, porque se tivesse uma volta sem estar no limite minha frente passaria a ficar muito fria e seria mais fácil cair.”

“Não foi porque perdi a concentração. Estava forçando. Hoje era vitória ou brita, e tentei de tudo para conseguir esta vitória. Mas caí.”

Bagnaia também tinha um pneu mais duro que Márquez na traseira, o médio – enquanto a maior parte do grid estava de macio.

“Eu sabia que com o médio traseiro nas últimas voltas poderia ser mais competitivo do que um piloto com o macio”, disse ele.

“Pude ver que Marc estava atrás, mas também sabia que meu potencial era maior. Então foi pressão, mas não como Aragão ou da última vez aqui com Quartararo.”

“Tentamos de tudo para conseguir essa vitória e deixar o campeonato aberto. Fizemos o máximo, estávamos lutando para vencer novamente, fomos muito fortes e competitivos. Estou feliz com o meu desempenho, com certeza estou um pouco frustrado com o resultado, porque acho que merecíamos mais. Mas estávamos tentando ser sempre mais competitivos e para o ano que vem temos certeza que estaremos em boa forma.”

Bagnaia ainda parabenizou Fabio Quartararo pelo campeonato.

“Eu disse ao Fabio que ele merecia este título. Ele foi quem mais mereceu este título, por isso estou feliz por ele”, disse Bagnaia.

“No ano passado ele estava na minha situação, porque foi a primeira vez que ele venceu, e ele cometeu erros na última parte da temporada. Estive nesta situação este ano e acho que para o próximo chegaremos mais preparados.”

O título de Fabio Quartararo e a vitória de Marc Márquez em dia de pesadelo Ducatista! A análise do GP da Emília-Romanha no FullGas Podcast: