Valentino Rossi fecha o ano com vitória

Com outra exibição de gala, diante de mais de 122 mil pessoas presentes ao Circuito Ricardo Tormo, Valentino Rossi (Gauloises Fortuna Yamaha) venceu o GP da Comunidade Valenciana completando as 30 voltas com o tempo de 47’16.145, a uma velocidade média de 153 km/h. Com isso, ele chegou à nona vitória em 16 etapas em sua primeira temporada com a Yamaha – recorde na fabricante.

Na largada, Makoto Tamada (Camel Honda) manteve a situação de pole position e terminou a primeira volta na liderança, seguido por Max Biaggi (Camel Honda), Sete Gibernau (Telefonia Movistar Honda MotoGP), Troy Bayliss (Ducati Marlboro), Nicky Hayden (Repsol Honda) e Rossi.

Na terceira volta, Rossi saiu da quarta para a segunda posição, e partiu ao encalço de Tamada. O campeão mundial assumiu a liderança na sexta volta, mas Tamada reagiu e retomou a ponta dois giros depois. Os dois continuaram protagonizando o duelo pela liderança até a 14a volta, quando Rossi conseguiu passar e abrir distância de Tamada, mantendo- se na frente até o final.

Tamada perdeu consistência ao longo da corrida e foi passado por Biaggi e Bayliss, que completaram o pódio da última etapa do Mundial deste ano.

O brasileiro Alexandre Barros (Repsol Honda) conseguiu o seu objetivo: igualar sua melhor classificação em Campeonatos Mundiais e, pela quinta vez, ficou em quarto lugar. Ele largou mal e terminou a primeira volta na 14a posição. Começou a se recuperar e na décima volta já estava em oitavo. No final, chegou em sexto.

Com o resultado da prova, Rossi chegou aos 304 pontos. Sete Gibernau terminou a competição com 257, seguido por Max Biaggi, com 217, e Alexandre Barros, na quarta colocação, com 165 unidades.

Confira o resultado final da corrida:

1º) Valentino ROSSI

2º) Max BIAGGI

3º) Troy BAYLISS

4º) Sete GIBERNAU

5º) Makoto TAMADA

6º) Alex BARROS

7º) Shinya NAKANO

8º) Colin EDWARDS

9º) Loris CAPIROSSI

10º) Norick ABE

11º) Alex HOFMANN

12º) John HOPKINS

13º) Jeremy McWILLIAMS

14º) Carlos CHECA

15º) Neil HODGSON

16º) Garry McCOY

17º) Gregorio LAVILLA

18º) Nobuatsu AOKI

19º) James ELLISON

OUT) Olivier JACQUE

OUT) Nicky HAYDEN

OUT) Chris BURNS

OUT) Marco MELANDRI

OUT) Ruben XAUS

OUT) Kurtis ROBERTS