Consigaz coloca sua chama na picape da única dupla de mulheres entre os carros do Sertões

Empoderamento feminino é uma das bandeiras defendidas pela distribuidora de GLP, que chama a atenção por sua intensa atuação social; o objetivo do patrocínio é inspirar outras mulheres

Helena Soares, da Queens Racing, que, desde 2010, disputa o rally Sertões, iniciado nesta sexta-feira, 30 de outubro, está de volta à competição, após dois anos de ausência, com a navegadora Claudia Kelly Grandi, a bordo de um Mitsubishi L200 Triton ER, preparado pela Faster Rally Team, na categoria Super Production. Trata-se da única dupla feminina inscrita entre as 37 duplas que correm na modalidade Carros. E foi justamente essa a razão de elas conquistarem o patrocínio máster da brasileira Consigaz. “Não fosse isso, seriam mais um piloto e um navegador a competir em uma prova com quase 100% de presença masculina”, explica Latifa Kadri, diretora de marketing da empresa.

Foi ela quem bateu o martelo para botar a chama do logotipo da Consigaz no carro de Helena e Claudia. E diz por quê: “A decisão veio de encontro ao nosso objetivo de dar subsídios para que as mulheres tenham destaque no ambiente corporativo e em outros ambientes em que elas competem com a figura masculina, na maioria das vezes em desvantagem ou em número inferior. É uma forma de reafirmar nosso posicionamento em relação ao empoderamento feminino e, também, com a picape cor-de-rosa delas colocar em pauta a nossa campanha do Outubro Rosa, que já fazemos há 13 anos. Quisemos dar condições para que a Helena e a Claudia possam competir em nível igual aos demais participantes. Desejamos que, com isso, outras mulheres se inspirem para realizar projetos diante dos quais muitas vezes se sentem incapazes ou são desestimuladas a fazer”.

Consigaz Queens
Foto: Divulgação

Ética, respeito humano, sinergia, sustentabilidade, agilidade e inovação são os valores cultuados pela Consigaz, cuja estratégia de marketing é “ser uma marca mais próxima da realidade, da vida das pessoas, do dia a dia, construir uma marca mais humanizada”. Por isso, também pesou o fato de a competição em questão ser o Sertões. “Essa prova engloba esporte, ação social e turismo. A Consigaz tem em seus valores o respeito humano, a sinergia e a responsabilidade social. O Sertões tem um trajeto difícil, embora prazeroso, busca mostrar o que o Brasil tem de melhor em diversas facetas, e leva com ele o apoio social a todos os trechos em que passa, com médicos, alimentos e apoio psicossocial à população carente que está no caminho. E a compra de alimentos para distribuição nas comunidades também será feita no comércio local, estimulando a economia dos lugares por onde passa”, justifica Latifa.

Em seus mais de 40 anos de engarrafamento e distribuição de GLP (gás liquefeito de petróleo), para os mercados residencial, comercial, industrial, agrícola e de serviços, a Consigaz acumula um portfólio admirável de apoios, do igualmente admirável Instituto Projeto Neymar Jr., que faz a diferença na vida da garotada humilde de Praia Grande (SP), e particularmente do Jardim Glória, de onde vem o jogador, ao também admirável Instituto Tomie Ohtake, que faz a diferença na vida de quem quer estudar arte, passando por uma longa lista de hospitais e instituições de apoio social de todo tipo, como a Fundação Edmílson, que direciona crianças e jovens para o esporte, e a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), para ficar em apenas dois exemplos. Na pandemia de covid-19, a empresa também fez a diferença na vida de 20 mil pessoas em estado de vulnerabilidade que receberam gás gratuitamente, e de outras tantas que receberam doações de mais de 45 toneladas de alimentos, distribuídas por meio de instituições religiosas e comunitárias, além das que receberam cinco mil máscaras no município paulista de Carapicuíba. A empresa participou ainda do desenvolvimento de respiradores para hospitais públicos pela Mercedes-Benz do Brasil e pela Universidade Mauá, além de integrar os movimentos #nãodemita e #laveasmãos.

Consigaz Queens
Foto: Cadu Rolim

Para Helena e Claudia, a Consigaz também fez a diferença. Helena conhecia Rodrigo Righetti, sócio-fundador da agência RGT, que tem a Consigaz entre seus clientes. E ele conhecia a cultura da empresa e o valor que dá a iniciativas de empoderamento feminino. Levou a ideia a Latifa Kadri, que não hesitou em apostar na Queens Racing. “O fato de sermos a única dupla 100% feminina inscrita na modalidade Carros no Sertões é exatamente o tipo de narrativa que a Consigaz quer incentivar”, diz a piloto, que também faz sucesso como musa da escola de samba X-9 Paulistana e como rainha de bateria da Independente Tricolor. “O retorno ao Sertões era um sonho, depois de um drama pessoal que vivi em 2018, quase o ano todo em tratamento de problemas de saúde que quase me custaram a vida. Só de UTI foram 20 dias, diversas cirurgias. Tive até que vender meu carro de rally para cobrir as despesas médicas. Hoje, meu trabalho como advogada possibilita cobrir o custo de vida e sustentar a família. Mas o esporte a motor é uma atividade de alto investimento e, nesse sentido, tanto eu no rally quanto meu filho João Rosate nos carros de corrida, precisamos de patrocínio para competir. É graças ao patrocínio da Consigaz que podemos – eu e a Claudia – realizar o sonho de correr novamente no maior rally das Américas.”

 

Estela Craveiro (MTb 15.590/SP) é uma jornalista paulistana experiente em muitas áreas, entre elas negócios, marketing e automobilismo, setor que descobriu como repórter do jornal de economia Gazeta Mercantil, no fim dos anos 1990, e com o qual se manteve envolvida até metade da década passada, como repórter, criadora de sites e assessora de imprensa de pilotos. Agora, retorna ao esporte a motor com o F1Mania.net, para trazer matérias, entrevistas e notas sobre marketing esportivo. E-mail para contato: [email protected]