Pato O’Ward venceu neste domingo (1) o Grande Prêmio do Alabama, quarta etapa da temporada 2022 da Indy. O piloto da McLaren esteve na segunda posição na maior parte do tempo no Barber Motorsport Park, mas superou Rinus VeeKay, que largou da pole position, após a última rodada de paradas nos boxes, na 61ª das 90 voltas, precisando depois superar Álex Palou para vencer pela primeira vez no ano e pela terceira vez na carreira.
O resultado obtido por O’’Ward quebra uma sequência de vitórias da Penske na atual temporada. Até este domingo, apenas o time chefiado por Tim Cindric havia vencido neste ano: Scott McLaughlin triunfou na abertura do campeonato, em São Petersburgo, enquanto Josef Newgarden venceu as corridas no Texas e em Long Beach.
A segunda colocação ficou com Palou, piloto da Chip Ganassi que tentou perseguir O’Ward no terço final da prova, sem conseguir a ultrapassagem. VeeKay, com um equipamento da Carpenter, fechou a corrida em terceiro, depois de ser o piloto com mais voltas na liderança da prova. Will Power, da Penske, foi o quarto, sendo seguido por Scott Dixon, com outro carro da Chip Ganassi.
Scott McLaughlin, com outro carro da Penske, chegou a andar na terceira posição, mas terminou em sexto, sendo seguido por Romain Grosjean, piloto da Andretti Autosport que se envolveu em uma disputa mais dura com Graham Rahal, oitavo com a RLL. Alexander Rossi e Colton Herta, ambos da Andretti, fecharam o top-10.
Único brasileiro no grid da Indy em tempo integral, Helio Castroneves não teve a melhor das jornadas no Barber Motorsport Park. O piloto quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis terminou a corrida apenas com a 21ª colocação, com um equipamento preparado pela Meyer Shank, depois de largar da 16ª posição.
Após a disputa do GP do Alabama, a Indy tem um novo líder: Álex Palou, que soma 144 pontos, três a mais em relação a Scott McLaughlin, segundo com 141. Josef Newgarden, que chegou a Barber como líder, é o terceiro com 135, e é seguido por Will Power, quarto com 134. Pato O’Ward, com 114, é o quinto. Helio Castroneves é o 17º, com 55 pontos.
A próxima etapa da Indy será o GP de Indianápolis, corrida marcada para o dia 14 de maio no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway.