X44 supera problemas mecânicos e lidera treino livre do xPrix da Ilha da Extreme E

A X44 começou o xPrix da Ilha da Extreme E com o pé direito. Nesta sexta-feira (22), a equipe superou problemas mecânicos, anotou o melhor tempo no treino livre único e fechou o dia como a mais veloz do pelotão em Sardenha.

Cristina Gutiérrez e Sébastien Loeb são a dupla que compõe a equipe fundada por Lewis Hamilton. No tempo combinado entre os pilotos, anotaram 11min53s421 no circuito italiano, 19s834 mais veloz que o restante dos adversários.

O time, atualmente na vice-liderança da classificação, foi a sétima das nove duplas a irem para o traçado. Quem começou foi o francês, que logo tratou de bater a marca da antiga líder Chip Ganassi, antes de ambas serem punidas.

Sara Price recebeu penalização de 5s por errar a entrada da zona de troca de pilotos e cruzar a linha de chegada. Já Gutiérrez foi penalizada por perder a linha final e entrar na área de mudança de competidor.

Duas equipes do pelotão foram proibidas de participar da atividade de abertura do final de semana, o shakedown. Enquanto a RXR usou bicicletas elétricas para o track walk, Kyle Ledyc, da Chip Ganassi, também retornou ao paddock para alcançar a sua, recebendo punições por terem vantagem desleal em relação aos demais competidores.

Quem ficou na terceira colocação da tabela de tempos foi a Veloce Racing, que também está em atividade no Circuito das Américas na etapa final da W Series. Na categoria feminina, Jamie Chadwick, que também disputa a Extreme E, briga pelo bicampeonato.

Christine GZ, da Xite Energy Racing, que ficou no quarto posto da sexta-feira, quando entregou o carro para as mãos de Oliver Bennett, viu o companheiro sofrer para começar sua volta. O piloto não conseguiu religar seu Odyssey 21.

Rosberg X Racing, Abt Cupra XE, Acciona Sainz, Andretti United e JBXE completaram a tabela de tempos do dia. Todas as equipes acabaram sofrendo com algum problema mecânico, ligando o alerta na categoria elétrica.