Verstappen não tem dificuldades para vencer a Sprint do GP da Áustria

O atual campeão mundial Max Verstappen ampliou sua vantagem na liderança da temporada 2022 da Fórmula 1 depois de vencer de forma tranquila a Corrida de Qualificação, ou Sprint Race, do Grande Prêmio da Áustria realizado neste sábado (8), em Spielberg.

Verstappen foi brevemente ameaçado pelos pilotos da Ferrari, mas manteve a P1 durante as 23 voltas para conquistar sua segunda vitória nas Corridas de Qualificação de 2022, depois de vencer em Imola .A dupla da Ferrari, Charles Leclerc terminou em segundo e Carlos Sainz em terceiro.

O resultado significa que Verstappen amplia sua liderança no Campeonato de Pilotos para 38 pontos sobre o companheiro de equipe Sergio Perez.

Perez fez uma boa corrida de recuperação para sair da P13 para a P5, atrás de George Russell, da Mercedes.

Esteban Ocon foi o sexto para a Alpine, enquanto Kevin Magnussen conquistou mais pontos para a Haas ao terminar em sétimo. Lewis Hamilton completou a zona de pontuação na oitava posição.

A corrida

Antes da volta de formação, um problema no Alpine de Alonso obrigou o espanhol a abandonar a corrida antes mesmo da largada.

Guanyu Zhou teve problemas no motor do seu Alfa Romeo e a primeira largada foi abortada. O chinês, que protagonizou o impressionante acidente da largada do último GP da Inglaterra, conseguiu religar o carro e partiu para a volta extra de formação, mas teve que largar dos boxes.

Verstappen largou na pole position e tinha Leclerc ao seu lado na primeira fila.

Sainz largou em terceiro, mas ocupava a P2 antes mesmo da curva 1. Apesar da boa largada, Leclerc ultrapassou seu companheiro de equipe algumas curvas depois. Verstappen manteve a dianteira e já tinha boa vantagem quando completou o primeiro giro.

Hamilton não largou bem e perdeu posições. Ele e Gasly tocaram na primeira curva. O francês da AlphaTauri caiu para a P18. No fim da primeira volta, o piloto da Mercedes ocupava a P10 depois de ultrapassar Albon.

A disputa ficou entre a dupla da Ferrari. Sainz tentava ultrapassar Leclerc, sem sucesso, enquanto lá na frente Verstappen aproveitava para abrir uma boa diferença para seus rivais.

Uma volta depois, no giro sete, Sainz e Leclerc quase tocaram. O espanhol tentou por duas vezes ultrapassar Leclerc, mas o monegasco jogou duro e não deu espaços para o vencedor do GP da Inglaterra.

Albon foi penalizado em cinco segundos por forçar Norris para fora da pista. A McLaren não tinha um bom rendimento, já que Noris e Ricciardo eram P12 e P13, respectivamente.

A Haas, grande surpresa do fim de semana, se mantinha entre os 10 primeiros com sua dupla de pilotos. Mesmo depois da ultrapassagem de Perez, que largou de 13º para ser o 6º na volta 10, Magnussen ocupava a P7 e Schumacher a P8.

Sebastian Vettel, eliminado no Q1 da qualificação depois de ter sua volta anulada, causou a bandeira amarela depois de rodar em disputa com Albon. Vettel foi por fora e Albon por dentro, mas o alemão levou a pior.

Perez seguia sua boa corrida de recuperação. Depois de ultrapassar a dupla da Haas, foi a vez de superar Ocon. O mexicano usou o DRS e conseguiu passar pelo francês que até tentou dar o troco, mas sem sucesso.

Na volta 13, a disputa era entre Hamilton e Schumacher, na briga pela P9. Um trio se formava liderados por Magnussen.

Os dois travaram um belo duelo, com Hamilton superando Schumacher apenas na penúltima volta para assumir a última posição na zona de pontuação, já que a Corrida de Qualificação, a Sprint Race, distribuiu pontos para os oito primeiros colocados.. O piloto da Haas recebeu uma bandeira de advertência por ultrapassar os limites da pista.

Vettel foi chamado pela equipe por danos no carro e abandonou a corrida.

Verstappen venceu a Corrida de Qualificação do GP da Áustria e vai largar na primeira posição neste domingo. Leclerc e Sainz, respectivamente, foram segundo e terceiro colocados.

Confira o resultado da Corrida de Qualificação, a Sprint Race, para o GP da Áustria:

1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) George Russell (Mercedes)
5) Sergio Pérez (Red Bull)
6) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
7) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
10) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
17) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
19) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Fernando Alonso (Alpine/Renault)

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon