Sainz foi inteligente no momento de devolver posição para Norris, diz Seidl

Carlos Sainz questionou uma ordem de sua equipe Ferrari, para deixar Lando Norris da McLaren ultrapassá-lo durante a primeira fase do GP dos EUA de F1.

No entanto, as imagens a bordo revelaram que o piloto da Ferrari seguiu a ordem do controle da corrida para deixar o piloto da McLaren ultrapassá-lo. No entanto, Sainz imediatamente recuperou a posição, o que o chefe da equipe McLaren, Andreas Seidl, chamou de uma jogada ‘inteligente’.

Sainz foi instruído a deixar Norris passar porque ele havia saído da pista na curva 12 enquanto mantinha sua posição à frente do piloto da McLaren na primeira volta. Daniel Ricciardo também saiu na mesma curva, e Sainz imediatamente o deixou passar.

Na sexta volta, Sainz foi informado de que deveria deixar Norris passar. “Carlos, fomos instruídos pelo diretor de corrida para dar uma posição a Lando por causa da curva 12, na volta um, infelizmente”, disse o engenheiro de corrida, Riccardo Adami.

Sainz parecia ter confundido os dois carros laranja em seus retrovisores. “Não, já devolvi a Ricciardo na curva 16”, respondeu ele. “Eu tirei o pé de propósito. Não era Lando. Já desisti de uma posição para eles, por favor”, acrescentou.

Quando Sainz começou a próxima volta, Adami disse a ele: “Já discutimos aqui, então acho que temos que fazer isso agora, deixe-o passar”. Quando Sainz perguntou onde deveria deixar a McLaren passar, Adami disse a ele: “Agora, antes da curva 11.”

Sainz deixou Norris passar por ele na curva oito, e então imediatamente o ultrapassou na curva 11. Sainz, que estava quase dois segundos à frente de Norris, desacelerou e permitiu que ele passasse entre as curvas sete e oito. No entanto, Sainz permaneceu perto da McLaren nas próximas três curvas e cruzou a linha de detecção DRS se aproximando da curva 11 a um segundo de seu rival.

Ele foi, portanto, capaz de usar o DRS na reta seguinte e lançou sua Ferrari por dentro de Norris em uma distância considerável para recuperar a posição na curva 12.

Seidl disse que o controle da corrida tomou a decisão correta ao ordenar que Sainz desistisse da posição. “Do meu ponto de vista, ficou claro que Carlos só superou Lando porque saiu da pista”, disse ele. “Então é por isso que esperávamos que ele tivesse que devolver a posição, o que ele teria que fazer mais tarde.”

“Mas, infelizmente para nós, ele fez isso de uma forma inteligente para que pudesse ultrapassar Lando imediatamente na próxima reta, para que não pudéssemos nos beneficiar disso.”

O chefe da equipe McLaren disse que ‘tirou o chapéu’ para seu ex-piloto por seu movimento. “Ele fez isso de maneira inteligente porque os regulamentos permitem que se faça assim.”

O diretor de corrida de Fórmula 1 da FIA, Michael Masi, disse que a McLaren não levantou dúvidas sobre a ‘re-ultrapassagem’ de Sainz durante a corrida.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon