Norris mostrou inexperiência na F1 no GP da Rússia, diz Brawn

Ross Brawn acredita que a ‘inexperiência demonstrada’ de Lando Norris, custou ao piloto da McLaren sua primeira vitória na F1.

O diretor-gerente da F1, no entanto, pode entender a dor que Norris deve estar passando, depois que ele optou por permanecer na pista, mesmo com sua equipe chamando para fazer a troca para pneus intermediários

No caso de Norris, foi a opção de tentar manter a liderança no Grande Prêmio da Rússia com pneus slick, em um momento em que a chuva estava moderada e atingindo apenas uma parte específica do circuito de Sochi, antes de aumentar muito encharcando toda a pista.

Por outro lado, Lewis Hamilton, da Mercedes, parou colocando os pneus intermediários necessários, e Max Verstappen da Red Bull, também fazendo sua parada duas voltas antes do jovem britânico, permitindo que a dupla terminasse em primeiro e segundo, enquanto Norris caiu para a sétima posição.

Avaliando o papel que a experiência desempenhou na corrida russa, por meio de sua coluna regular pós-corrida, Brawn disse: “Vimos isso no ano passado na Turquia, onde as condições eram difíceis, essa experiência contou e o mesmo aconteceu na Rússia.”

“Gente como Lewis e Max chegaram e conquistaram os primeiros lugares, e a inexperiência de Lando apareceu um pouco. Mas ele tomará uma decisão melhor da próxima vez que estiver nesse cenário. Os outros já estiveram nessa situação e puderam usar essa experiência.”

“Lando vai deixar isso para trás e se tornar um piloto mais forte. Muita coisa o preocupava, inclusive o fato de ele ter conseguido lidar com a qualificação melhor do que ninguém. Entendo por que ele insistiu com sua equipe.”

“Um piloto está em uma ‘bolha’. Ele não vê o que está acontecendo. Nesse caso, eu diria que é 60/40 a favor da equipe que deva tomar a decisão, mas é muito difícil porque você não quer desistir a liderança da corrida.”

“Aquela sensação de perda que um piloto ou uma equipe tem quando percebem que fizeram a escolha errada, e a liderança evaporando diante de seus olhos, é horrível. Eles têm meu apoio, mas esse tipo de drama é o que torna a F1 tão fantástica”, disse ele.

Brawn ainda escolheu Norris como o seu piloto do dia, devido ao seu desempenho calmo e confiante nas primeiras 48 voltas, depois de o jovem de 21 anos ter garantido a sua primeira pole no sábado.

“Ouvi-lo no rádio enquanto a equipe falava com ele, sua compostura foi impressionante”, acrescentou Brawn. “Ele deu um salto nos últimos dois anos.”

Ele continuou: “Todos nós sentimos sua dor quando ele escorregou para fora da pista. Foi uma tragédia. Eu já estive nessa situação quando você precisa fazer uma grande decisão estratégica.”

“Ganhei corridas por parar, perdi corridas por parar. Um bom exemplo é quando Rubens Barrichello venceu o GP da Alemanha em 2000 pela Ferrari. Insistimos em que ele parasse para trocar os pneus e ele disse ‘de jeito nenhum’, resistiu e venceu a corrida.”

“Esses cenários são muito difíceis e em Sochi, foi especialmente complicado porque apenas metade da pista estava molhada. Mesmo com o radar, ninguém tinha certeza de quanto molhado estaria.”

“Se você está liderando uma corrida, não quer desistir. Quando você está na frente, o cara que está em segundo tem uma decisão muito mais fácil de tomar, pois não tem nada a perder”, acrescentou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon