Juan Pablo Montoya surpreendeu ao levantar uma hipótese ousada sobre a diferença de desempenho entre Max Verstappen e Yuki Tsunoda na Fórmula 1. Em seu podcast MontoyAS, o ex-piloto afirmou que, em condições e carros iguais, não haveria diferença relevante entre os dois pilotos.
Essa análise surgiu a partir do fim de semana do GP da Emília-Romanha, em Ímola, onde Tsunoda sofreu um forte acidente na sessão de classificação. Desde então, o piloto japonês não pontuou mais. Já no GP da Espanha, a diferença no grid entre os dois carros da Red Bull Racing foi de seis décimos, com Tsunoda ficando na última posição.
“A diferença entre o melhor e o pior piloto não passaria de três décimos”, afirmou Montoya. O colombiano, no entanto, levantou uma possível explicação para o fraco desempenho de Tsunoda: “Pelo que entendi, depois do acidente em Ímola, Yuki foi colocado em um carro com especificação muito mais antiga, porque não havia outro disponível. Se for verdade, isso explica muita coisa.”
Montoya seguiu com uma especulação ainda mais inusitada: “Imagine colocarem Max e Yuki nos carros da Racing Bulls. Talvez não houvesse diferença de velocidade. Max nunca pilotou aquele carro, e a sensação ao volante é completamente diferente do RB21”, disse ele.
Após uma breve pausa, o colombiano continuou: “Tudo isso é muito mais complexo do que parece”, finalizou o ex-piloto.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.