Masi comenta sobre problemas climáticos novamente na F1

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, afirmou que as mudanças no cronograma no Grande Prêmio da Rússia, não foram uma reação ao fracasso em Spa Francorchamps.

No GP da Bélgica, apenas três voltas atrás do safety car foram completadas, e a F1 declarou a corrida válida desta forma, distribuindo metade da pontuação.

Com a previsão pintando um quadro semelhante antes do sábado em Sochi, a primeira corrida de F3 foi transferida para a noite de sexta-feira, em uma tentativa de abrir o cronograma e permitir flexibilidade.

Questionado sobre se a abordagem mais proativa, era um resultado direto da situação na Bélgica, Masi respondeu categoricamente: “Não, de forma alguma. Se olharmos o sábado para o que era, no início do dia, vimos que havia uma janela que realmente parecia boa, razão pela qual trouxemos os carros da F2 para o pit lane.”

“Sempre seguimos o princípio nesses tipos de cenários de ir sessão a sessão, que foi o que fizemos. Obviamente, havia fatores limitantes.”

“No que diz respeito à corrida da F3 ser transferida para sexta-feira, as condições pareciam as mesmas, e provavelmente o fator preponderante nesse cenário era que era a última etapa do campeonato e tínhamos a capacidade de encaixá-la no programa.”

“Você tem que levar todos esses fatores em consideração, mas Spa certamente não influenciou nisso”, disse ele.

Após a decepção belga, Masi confirmou que as negociações sobre como evitar uma repetição do mesmo cenário, aconteceriam na reunião do grupo de estratégia em outubro.

Essa reunião foi novamente mencionada, quando Masi foi questionado se as programações da TV impediam as sessões de F1 de serem adiadas em condições meteorológicas extremas.

“Não depende tanto da programação da TV”, acrescentou Masi. “É algo que iremos discutir nas próximas semanas.”

“Dissemos depois de Spa que há muita discussão estratégica que precisa acontecer entre a FIA, F1 e as dez equipes, e que será uma das discussões na reunião do grupo de estratégia.”

“Mas é só a estrutura de governança, antes de entrar na parte comercial, para que essas discussões aconteçam de forma proativa. Vamos dar uma olhada e ver onde chegaremos”, finalizou.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon