Hamilton perde recorde da F1 após desclassificação na China

Lewis Hamilton perdeu um recorde histórico da Fórmula 1 após ter sido desclassificado do GP da China. O competidor teve sua sexta colocação tirada após desgaste excessivo da prancha.

O heptacampeão optou por uma estratégia de duas paradas em Xangai, mas acabou excluído do resultado após a inspeção checar que o bloco de deslizamento estava cerca de 0.5mm menor do que o regulamentar.

Essa é a terceira desclassificação do competidor britânico em sua carreira na F1, com a primeira sendo no GP da Austrália de 2009 e a outra no GP dos Estados Unidos de 2023 – inclusive, essa segunda foi pelo mesmo motivo do último domingo.

Acontece que na China, Charles Leclerc também foi desclassificado por seu carro estar abaixo do peso – deveria ser 800kg e pesava 799kg. Essa também é a primeira vez na história que a Ferrari tem ambos os pilotos excluídos do resultado de uma prova.

Com a desclassificação, Hamilton também perdeu a volta mais rápida da corrida. Com esse marco, o piloto havia feito uma volta rápida pela 16ª temporada consecutiva, quebrando um recorde sustentado por Michael Schumacher de 15 campeonatos seguidos.

O recorde de Lewis começou com o GP da China de 2010, com o ano de 2009 sendo o único de sua carreira em que não marcou uma volta rápida. No total, são 67 anotadas até o momento, dez a menos que o recorde sustentado por Schumacher.

🎥 Último vídeo no canal