Hamilton faz história na F1 e alcança pole-position número 100 no GP da Espanha

Lewis Hamilton não cansa de alcançar marcas histórias na F1 e neste sábado (8) conseguiu mais uma. Na classificação do GP da Espanha, o inglês anotou a marca de 1min16s741 no final do Q3 para ficar com sua 100ª pole-position da carreira, o primeiro piloto a atingir os três dígitos.

O inglês chegou em uma briga mano a mano com Max Verstappen, vice-líder, em Barcelona. Após as três primeiras etapas do calendário 2021, os dois competidores largaram uma vez da posição de honra do grid cada – Valtteri Bottas ficou com a outra pole. Portanto, a tomada de tempos espanhola serviu para desempatar o placar entre os principais postulantes ao título.

Então, na Espanha, o titular da Mercedes tratou não apenas de bater o adversário da Red Bull como também fez história. Assim como na mesma etapa do ano passado, alcançou a primeira colocação de largada, chegando ao icônico número 100.

A primeira pole-position conquistada por Hamilton na Fórmula 1 foi em sua temporada de estreia com a McLaren, 2007, no GP do Canadá. Pela equipe inglesa, conseguiu 26 poles ao total, com a última vindo no GP do Brasil de 2012.

Já com a Mercedes, escuderia que defende desde 2013, teve a primeira posição de honra do grid no mesmo ano em que foi para Brackley, no GP da China. São 74 pole-positions com o time chefiado por Toto Wolff.

Disputando 269 corridas e com as 100 poles, o heptacampeão saiu da frente em 37,1% das provas em que esteve na F1. O último circuito inédito em que conseguiu o primeiro posto do grid foi Ímola, no GP da Emília-Romanha de 2021.

O piloto mais próximo da marca de Lewis é Michael Schumacher com 68. Do atual grid da Fórmula 1, Sebastian Vettel é quem está mais perto com 57. Ainda, Fernando Alonso tem 22, Kimi Räikkönen soma 18 e Valtteri Bottas, companheiro do inglês, 17.