Yuki Tsunoda reconheceu publicamente que seu futuro na Red Bull Racing está diretamente ligado à sua performance nas próximas etapas da temporada 2025 da Fórmula 1. Após um início razoável ao substituir Liam Lawson a partir do GP do Japão deste ano, o piloto japonês perdeu rendimento nas últimas corridas, marcando apenas um ponto nas últimas três corridas.
O mau desempenho mais recente veio na Espanha, onde Tsunoda teve um final de semana difícil e que ele prefere tratar como um ponto fora da curva. Ainda assim, ele sabe que precisa mostrar mais.
“Se eu não entregar desempenho, sei o que vai acontecer. E sei que não é o lugar onde devo estar se isso acontecer”, afirmou Tsunoda em declaração para a imprensa no Canadá. “Mas vamos ver. Tenho confiança de que posso dar a volta por cima.”
Apesar das dificuldades com o modelo RB21, a cúpula da Red Bull segue afirmando que pretende manter Tsunoda até o fim da atual temporada. O próprio piloto reconheceu que o carro não é fácil de lidar, mas acredita que vem evoluindo. “Tenho feito progressos para entender o carro. Só preciso de mais tempo de pista para aplicar isso na prática. Estou confiante de que o resultado virá”, disse ele.
O piloto japonês espera que o GP do Canadá sirva como um ponto de reinício. “Esse tipo de circuito pode funcionar como um ‘reset’. Não estou com pressa. O progresso está acontecendo”, acrescentou.
Tsunoda também comentou sobre um teste recente com o RB19, o carro campeão de 2023, o que lhe permitiu dar sugestões à equipe sobre possíveis melhorias. “Andei muito com o RB19, no mesmo circuito onde pilotei o RB21. Deu para perceber bem as diferenças, mesmo usando pneus diferentes. Acredito que forneci bons feedbacks e ideias que talvez possamos aplicar no carro atual”, completou.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ o GP do Canadá com o jornalista Rodrigo França.