Fórmula 1: Wolff propõe novas regras específicas para o GP de Mônaco

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, defendeu a adoção de regras específicas para o GP de Mônaco de Fórmula 1 a partir de 2026, com o objetivo de evitar estratégias que prejudiquem o ritmo da corrida. Após uma edição marcada por táticas incomuns, mesmo com a obrigatoriedade de duas paradas nos boxes, Wolff acredita que é hora de discutir novas soluções para o tradicional circuito de rua.

Apesar da tentativa de aumentar a imprevisibilidade com o formato de duas paradas obrigatórias, algumas equipes, como Racing Bulls e Williams, recorreram a artifícios táticos como reduzir propositalmente o ritmo de um de seus carros para favorecer o outro piloto em termos de posicionamento nos pit stops.

Para Wolff, esse tipo de conduta tira o dinamismo da prova e pode ser combatido com regras voltadas à limitação da diferença de tempo em relação aos líderes. “Mesmo se fosse uma corrida sem paradas, Mônaco ainda seria um lugar espetacular”, disse Wolff à imprensa. “Mas o que importa é a sessão de classificação no sábado. Talvez possamos pensar em regulamentos específicos para Mônaco, que limitem o quanto um piloto pode reduzir o ritmo.”

O dirigente sugeriu uma regra que impeça os pilotos de rodarem com tempos muito acima dos líderes. “Você pode definir, por exemplo, que não se pode andar mais lento que X segundos em relação ao líder. Isso talvez gere um pelotão mais compacto. Vai melhorar as ultrapassagens? Provavelmente não, mas pode trazer mais ação”, acrescentou.

Wolff também cogitou alterações no traçado, embora reconheça as limitações físicas do circuito. “Precisamos conversar com o ACM (Automóvel Clube de Mônaco) para ver se há algo que possa ser feito no traçado. Mas é difícil numa cidade, estamos limitados pela montanha e pelo mar. Ainda assim, vejo pontos positivos em discutirmos isso”, encerrou o chefe da Mercedes.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente