A McLaren, que busca o título de pilotos e de construtores na temporada 2025 da Fórmula 1, após já ter conquistado o de construtores no ano passado, pode enfrentar problemas internos devido à competitividade entre Lando Norris e Oscar Piastri. Peter Windsor, comentarista de F1, acredita que a presença de Piastri na equipe pode gerar tensões.
Em seu canal no YouTube, Windsor analisou o Grande Prêmio da China e destacou a performance de Piastri sobre Norris como um ponto crucial. “Para mim, Oscar superando Lando foi o grande destaque daquele fim de semana. E temos um campeonato, não temos? Se vai para a McLaren, o que queremos é que esses dois caras disputem entre si”, afirmou Windsor.
O britânico comparou a situação da McLaren a rivalidades históricas da F1. “Porque eles tomaram essa opção de colocar Piastri no carro, temos uma situação Mansell-Piquet, Moss-Fangio ou Senna-Prost, e isso é ótimo para a Fórmula 1, porque a disputa nunca é mais acirrada ou melhor do que quando são dois companheiros de equipe em carros idênticos. E quando digo disputa, não quero dizer necessariamente ultrapassagens. Para mim, disputa acirrada é tensão”, acrescentou.
No primeiro final de semana da temporada, Piastri somou apenas dois pontos, enquanto Norris venceu a corrida. No entanto, após o segundo fim de semana, a diferença é de apenas dez pontos. Piastri superou Norris na corrida Sprint e venceu o GP na China, ampliando sua vantagem.
Windsor acredita que a McLaren não está interferindo nas disputas entre seus pilotos, mas que o problema reside na decisão de contratar Piastri. “O problema é a decisão de ter Oscar Piastri. Como continuo dizendo, não tem nada a ver com a forma como eles administram agora. Uma vez que você tem Piastri na equipe, você vai ter drama. Você vai ter uma luta entre os dois”, completou.