Fórmula 1: Vowles afirma que Sainz e Albon utilizam chassis iguais

A equipe Williams negou veementemente os rumores de que a diferença de desempenho entre Carlos Sainz e seu companheiro de equipe, Alex Albon, na temporada 2025 da Fórmula 1, se deve ao uso de chassis com especificações diferentes.

O chefe da equipe Williams, James Vowles, abordou as especulações de que Sainz estaria utilizando um chassis da temporada passada, enquanto Albon correria com um novo modelo. Vowles afirmou que os dois pilotos estão utilizando equipamentos iguais.

Para Sainz, seu início de temporada na Williams tem sido desafiador. Ele foi superado por Albon na sessão de classificação do GP da Austrália e sofreu um acidente na primeira volta da corrida molhada devido a um problema que não foi de sua responsabilidade. Uma semana depois, no Circuito Internacional de Xangai, Sainz foi novamente superado por Albon na classificação Sprint e também na sessão de classificação para o GP de domingo. A diferença média entre eles até agora nesta temporada é de 0,452 segundos.

Sainz conquistou um ponto no GP da China, após as desclassificações da dupla da Ferrari, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, e de Pierre Gasly da Alpine. Isso gerou rumores de que Sainz estaria correndo com o chassis da temporada passada, enquanto Albon utilizaria um modelo novo. Vowles foi enfático ao negar essa informação.

“Uma declaração clara sobre isso”, disse Vowles. “Alex e Carlos estão usando exatamente o mesmo equipamento, o mesmo chassis, as mesmas asas dianteiras, as mesmas caixas de câmbio. Tudo é da mesma especificação e padrão. Mais especificamente, a pergunta era, estamos usando o chassis de 2024 com Carlos? Vou expandir sobre isso. Ambos os pilotos estão usando uma evolução do chassis do ano passado, que evoluiu da mesma forma. Sempre pretendemos seguir essa sequência de regulamentação, o último ano de regulamentação, garantindo que estamos evoluindo o chassis do ano anterior, em vez de redesenhar do zero. E isso é realmente importante porque nos permite focar no investimento para 2026 e além. Esta não é uma questão financeira. É um recurso de tempo, estamos todos contra o limite de custos. Isso nos permite otimizar e garantir que estamos obtendo tudo que pudermos para 2026”, acrescentou.

Vowles continuou: “Sabíamos que havia muito potencial no chassis do ano passado. Como resultado disso, como vocês podem ver, subimos no grid e há mais desempenho para vir do pacote que temos no momento. Eu também acrescentaria que acho que várias equipes no grid fizeram algo muito semelhante ao que nós fizemos. Nem todas, mas a maioria deve ter feito. Portanto, respondendo à pergunta muito especificamente, ambos os pilotos estão usando exatamente as mesmas coisas, uma evolução do chassis de 2024”, completou o chefe da Williams.

🎥 Vídeos mais recente