Fórmula 1: Verstappen tem ajuda de piloto de simulador da Red Bull na busca do título

Max Verstappen conta com a ajuda de um compatriota na Red Bull Racing para buscar seu quinto título na Fórmula 1 em 2025. Rudy van Buren, piloto de simulador da equipe, desempenha um papel fundamental na preparação do RB21 para a nova temporada.

Van Buren e seus colegas pilotos de simulador estão trabalhando intensamente para otimizar o RB21 para a corrida de abertura na Austrália. O holandês mantém contato regular com Verstappen, conforme revelou durante uma sessão de imprensa com a Viaplay. “Claro que há contato, mas também há muitos engenheiros capazes. Então, há contato direto? Sim, claro. Mas também devemos lembrar que há muitas estações importantes no meio. Equipe de pista, equipe de simulação. Para otimizar todos os dados e para que todos possam fazer seu trabalho ao máximo”, afirmou o piloto de simulador.

Durante os testes de pré-temporada no Bahrein, Van Buren trabalhou no simulador da Red Bull em Milton Keynes. Ele explicou que o trabalho na fábrica e na pista, embora tenha semelhanças, não é exatamente o mesmo. “No simulador, você geralmente pode estar cerca de duas ou três horas adiantado. Pela simples razão de que com mudanças de configuração, às vezes pode levar meia hora para ajustar o carro na pista e claro, o simulador continua sendo um computador e pode ser resolvido em alguns minutos.”

Apesar das diferenças de tempo, o piloto de simulador na fábrica e o piloto na pista trabalham com o mesmo programa. “Porque chegamos à mesma palavra importante o tempo todo: correlação. E então o simulador faz a mesma coisa que o carro real. Porque isso é algo que você pode construir ao longo do ano. Nos momentos cruciais, se não der certo na pista na sexta-feira, podemos resolver no simulador e já é utilizável no sábado”, explicou Van Buren.

Giedo van der Garde, ex-piloto de F1, brincou que, se tivesse um piloto de simulador como Rudy van Buren em sua época, também teria se tornado campeão. “Acho que já teria me tornado campeão mundial cinco vezes”, brincou Van der Garde. “Mas é claro que Max pode ter muita sorte de ter Rudy. Eles obviamente falam a mesma língua. Rudy é um grande ativo para a Red Bull no simulador, então é bom tê-lo lá”, concluiu.

A importância dos simuladores na Fórmula 1 tem crescido significativamente nos últimos anos, e a Red Bull, com a ajuda de Van Buren, busca otimizar essa ferramenta para garantir o sucesso de Verstappen na temporada de 2025.