Max Verstappen afirmou que Yuki Tsunoda precisa ‘descobrir as coisas por si mesmo’ ao se adaptar à Red Bull Racing. Tsunoda fará sua estreia pela equipe principal no GP do Japão de Fórmula 1 neste próximo final de semana, substituindo Liam Lawson, que enfrentou dificuldades com o carro RB21.
Lawson se tornou o mais recente piloto a ter problemas para extrair ritmo do carro da Red Bull Racing, uma situação que afetou outros no passado, como Alex Albon, Pierre Gasly e mais recentemente, Sergio Perez. Tsunoda recebeu sua promoção para a Red Bull Racing em sua quinta temporada na F1, tornando-o o piloto júnior da Red Bull mais experiente a chegar à equipe principal.
Questionado se achava que Tsunoda merecia a vaga, Verstappen respondeu: “Todos que tentam chegar à categoria estão trabalhando para isso (chegar a uma equipe de ponta) todos os dias, eles merecem uma chance com certeza.”
Verstappen também está insatisfeito com a rapidez com que a Red Bull optou por enviar Lawson de volta para a Racing Bulls. O chefe da equipe, Christian Horner, afirmou que a decisão foi tomada para proteger o neozelandês e evitar que ele entrasse em uma espiral negativa que prejudicasse sua confiança.
Enquanto Tsunoda se prepara para sua estreia, Verstappen admitiu que não gastará muito tempo ajudando seu novo companheiro de equipe a se adaptar, já que suas experiências podem ser diferentes. “Eu só vi Yuki ontem rapidamente, ele estava ocupado na fábrica”, disse ele. “No final das contas, não cabe realmente a mim. Ele tem que descobrir por si mesmo, porque minha experiência pode não ser a experiência dele”, completou o piloto holandês.