Fórmula 1: Vasseur promete melhorar comunicação da equipe com Hamilton

A Ferrari está comprometida em aprimorar a comunicação com Lewis Hamilton após os problemas ocorridos durante o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1. Fred Vasseur, chefe da equipe, garantiu que melhorias imediatas serão implementadas já para o GP da China neste próximo final de semana.

O início da parceria entre Hamilton e seu novo engenheiro de corrida na Ferrari, Riccardo Adami, foi complicada. A transição para um carro completamente diferente e a adaptação aos procedimentos da equipe se mostraram complexas, especialmente com a pouca experiência em pista antes da corrida em Melbourne.

A corrida na Austrália, marcada por condições climáticas adversas e múltiplos acidentes, testou os limites da comunicação entre Hamilton e Adami, resultando em trocas de mensagens tensas pelo rádio. Hamilton terminou a corrida em 10º lugar.

Vasseur reconheceu a necessidade de melhorar a comunicação. “Foi a primeira corrida”, disse Vasseur à imprensa. “Mas podemos fazer um trabalho melhor, para nos conhecermos um pouco melhor. Com certeza, não foi uma corrida limpa, e a estratégia foi difícil. Provavelmente precisamos encontrar uma maneira melhor de nos comunicar entre o carro e o pit wall. Aprenderemos com essa corrida, mas não é um problema.”

A adaptação de Hamilton à Ferrari parece levar mais tempo do que o previsto inicialmente. Vasseur, no entanto, mantém o otimismo. “Acho que não. O fim de semana foi bastante extremo por diferentes razões, o fato de Albert Park não ser uma pista permanente, o fato do grupo estar mudando muito, e o fato de termos essas condições. Acho que provavelmente foi um dos finais de semana mais difíceis de gerenciar”, disse ele. “Com certeza, não foi um choque, mas não foi um ótimo fim de semana para nós. Mas iremos focar na próxima semana na China. Temos que aprender muito com este fim de semana porque cometemos erros. Isso significa que precisamos melhorar a comunicação e entender o que Lewis espera dessa comunicação. É apenas nesses tipos de situações que podemos aprender e ser muito melhores na próxima semana”, acrescentou.

Um dos pontos críticos de comunicação ocorreu durante a forte chuva no final da corrida. Enquanto outros pilotos pararam para trocar para pneus intermediários, Hamilton e Charles Leclerc foram instruídos a permanecer na pista. Hamilton expressou sua frustração no rádio, afirmando que a informação que recebeu era oposta à realidade.

Vasseur admitiu erros na decisão de manter os carros na pista. “Foi uma situação estranha porque os setores um e dois ainda estavam secos e o setor três estava completamente molhado e foi uma espécie de aposta que a Red Bull e nós fizemos, apostamos no fato de que teríamos que ficar na pista e esperar pela última parte da corrida com pneus slicks. Enquanto a Mercedes e a McLaren pararam duas voltas antes, nós fizemos a chamada errada, porque acho que a melhor opção era parar na mesma volta que Max (Verstappen) e fizemos a chamada errada naquele momento”, completou Vasseur.

🎥 Vídeos mais recente