A Ferrari é apontada como a principal concorrente da McLaren na disputa pelos títulos na temporada 2025 da Fórmula 1. A batalha interna na Scuderia entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc é um dos temas mais comentados antes do início da temporada. No entanto, o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, apesar de destacar as prioridades para 2025, reconhece que a McLaren está à frente da equipe italiana.
Hamilton e Leclerc, caso o SF-25 seja competitivo, devem lutar pelo campeonato de pilotos este ano. No entanto, Vasseur acredita que o perdedor do duelo não terá seu mérito diminuído, já que as prioridades estão em outro lugar. “Para mim, o sucesso de um não significa o fracasso do outro, porque os dois contribuem para o sucesso do grupo. Um pode ser campeão, mas os dois estarão unidos pelo campeonato de construtores”, disse Vasseur à Autohebdo.
Antes e depois dos testes de pré-temporada no Bahrein, alguns comentaristas de F1 arriscaram previsões que colocam a Ferrari como potencial favorita para conquistar ambos os campeonatos em 2025. “Acho que estão esquecendo da McLaren, que está em uma posição melhor do que nós. Este é o último ano dos novos regulamentos, e os ganhos de desempenho estão cada vez mais difíceis de alcançar”, afirmou Vasseur.
“É verdade que marcamos mais pontos nas últimas oito corridas de 2024, mas eles tinham uma vantagem de desempenho real que não exploraram tanto quanto deveriam devido a pequenos problemas ou oportunidades perdidas”, acrescentou.
“Temos que conseguir ganhar dois ou três décimos a mais do que eles. Se conseguirmos fazer isso, temos todas as chances”, finalizou o chefe da Ferrari.