Fórmula 1: Vasseur admite preocupação com desempenho da Ferrari em Mônaco

Frederic Vasseur, chefe da equipe Ferrari, demonstrou apreensão com o desempenho da Scuderia para o próximo GP de Mônaco de Fórmula 1, após uma sessão de classificação decepcionante em Ímola, onde tanto Charles Leclerc quanto Lewis Hamilton não conseguiram avançar ao Q3, ficando apenas em 11º e 12º lugares no grid de largada.

Apesar de ambos terem conseguido se recuperar na corrida, terminando em quarto e sexto, Hamilton e Leclerc respectivamente, a preocupação com a performance nas sessões de classificação, fundamental no circuito de rua de Monte Carlo, é evidente.

“Estamos preocupados, porque não conseguimos fazer um trabalho melhor no último final de semana”, afirmou Vasseur. “Com certeza, o próximo fim de semana será muito mais difícil. Agora, felizmente, é uma história diferente em termos de preparação e gerenciamento. Começamos do zero e, passo a passo, vamos entender o problema e´evoluir”, disse ele.

O francês também comentou sobre a nova regra de duas paradas obrigatórias em Mônaco, mostrando-se cauteloso quanto aos possíveis desdobramentos durante a corrida. “Com o safety car logo na volta 5, o que em Mônaco não é improvável, todos podem parar ao mesmo tempo. E com 20 carros no pitlane de lá…”, ponderou, sem concluir a frase.

Mesmo com os receios, Vasseur encontrou pontos positivos na atuação da Ferrari em Ímola, especialmente no ritmo de corrida. “Não se trata de trazer novas peças, mas de entender como fazer melhor com o que temos. Com o mesmo carro, fomos bem no domingo. Precisamos repetir isso no sábado”, acrescentou.

Por fim, o dirigente apontou que a instabilidade nas sessões de classificação pode gerar um efeito em cadeia negativo. “Entendo que certas características do carro podem representar uma diferença de um décimo, para mais ou para menos. Mas no nosso caso, é mais do que isso. E quando você entra nessa situação, vem a frustração, o risco aumenta, o piloto começa a forçar demais. É uma espiral negativa. Por isso, às vezes, é melhor manter a calma”, encerrou o francês.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de Mônaco ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente