Vaias foram ouvidas durante o evento F1 75, realizado na terça-feira (18) em Londres, marcando a insatisfação dos fãs com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O público presente demonstrou claramente seu descontentamento com a entidade durante o evento de apresentação das pinturas dos novos carros das dez equipes para a temporada 2025, além da comemoração dos 75 anos da Fórmula 1.
Apesar do reconhecimento pelo trabalho da FIA no automobilismo, as vaias interromperam os elogios, evidenciando a crescente tensão entre os fãs e o órgão regulador. A apresentadora da F1 TV, Laura Winter, chegou a elogiar a FIA por sua atuação ao longo dos anos, desde a criação da Fórmula 1. No entanto, a menção ao nome da federação foi suficiente para desencadear uma onda de vaias por grande parte do público.
Muito provavelmente, a principal causa do protesto dos fãs, seja o novo código de conduta e as penalidades mais pesadas anunciadas pela FIA. As medidas visam combater o que a entidade considera como ‘mau comportamento’ dos pilotos em todos os campeonatos regulamentados pela FIA. Uma das normas mais controversas é a que pune o uso de ‘linguagem inadequada’ (palavrões). Na Fórmula 1, por exemplo, pilotos podem ser multados em até 120 mil euros, além de enfrentar banimentos de corridas e até mesmo a perda de pontos no campeonato.
As novas diretrizes geraram revolta entre os fãs, que expressaram sua indignação nas redes sociais. Alguns chegaram a sugerir que Max Verstappen poderia até mesmo abandonar a Fórmula 1 devido às novas regras. A recepção negativa à FIA no evento F1 75, apenas reforça o clima de insatisfação e deixa claro que a relação entre os fãs da Fórmula 1 e a entidade reguladora está cada vez mais tensa.