Fórmula 1: “Vai brilhar nas pistas que conhece”, disse Horner em defesa de Lawson

Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, defendeu Liam Lawson após o piloto ser eliminado já no Q1 na sessão de classificação para o GP da Austrália de Fórmula 1. Horner atribuiu o desempenho abaixo do esperado aos problemas enfrentados por Lawson durante o final de semana, especialmente a perda do TL3 devido a um problema na unidade de potência do RB21.

“Foi um dia difícil para ele, porque perder o TL3 em uma pista em que ele nunca correu, lembrando que ele é o único piloto no grid que não correu aqui antes, o colocou imediatamente em desvantagem”, disse Horner ao canal oficial da F1. “Sua primeira tentativa foi muito decente, considerando a falta de quilometragem, mas infelizmente um bloqueio na segunda e um erro na terceira, fizeram a pressão aumentar naquele momento. Então você não pode julgá-lo pelo desempenho de hoje, mas esperamos que ele possa ter uma corrida razoável amanhã”, afirmou o chefe da equipe.

Lawson foi um segundo mais lento que seu companheiro de equipe, Max Verstappen, no Q1, a maior diferença entre qualquer dupla de companheiros de equipe. “Max é uma máquina como companheiro de equipe”, disse Horner. “Você não pode julgar Liam pelo que vimos até agora. Seria muito injusto fazer isso. Vamos ver sobre a corrida amanhã e, claro, à medida que chegarmos a pistas que ele já conhece, acho que ele começará a ganhar vida”, acrescentou Horner.

O próprio Lawson admitiu estar insatisfeito com seu desempenho. “Esperávamos que o início da sessão de classificação fosse difícil, para ser honesto”, disse ele à Sky. “As primeiras voltas eram esperadas para serem ruins e então estávamos apenas planejando construir ao longo da sessão. Mas obviamente, sair da pista naquela segunda volta meio que colocou tudo fora de ordem um pouco. Então a última volta foi boa, honestamente, até o último setor, onde eu apenas tive uma grande queda de desempenho”.

Lawson disse que seu problema no TL3, ‘obviamente não ajudou em nada disso, mas eu também não deveria estar saindo no Q1’. Ele disse que estava a caminho de fazer uma melhoria significativa em sua última volta, mas teve dificuldades com seus pneus no setor final. “Antes da curva nove, estávamos cerca de meio segundo à frente. E então, teríamos apenas continuado melhorando. Mas eu já tive um susto nas curvas nove e dez, acho que os pneus já estavam começando a acabar ali. Isso é algo com que temos lutado neste fim de semana e obviamente algo que perdemos no TL3”, acrescentou.

No entanto, Lawson acredita que a Red Bull fez progresso com seu carro. “Sentimos que demos um passo à frente com o carro hoje, independentemente disso. Obviamente, Max está em uma boa posição, então definitivamente demos um bom passo e obviamente o clima amanhã deve ter chuva, então vamos ver”, finalizou Lawson.

O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.

🎥 Vídeos mais recente