Fórmula 1: Tsunoda explica diferença para carro de Verstappen em Suzuka

Yuki Tsunoda abordou uma diferença significativa no carro da Red Bull Racing em comparação com o que está acostumado, após ser eliminado precocemente na sessão de classificação para o GP do Japão de Fórmula 1. Em sua primeira sessão de classificação como piloto da Red Bull Racing, Tsunoda não passou do Q2 e largará da 15ª posição, atrás de Liam Lawson, a quem substituiu na equipe principal.

Apesar de ter demonstrado um ritmo forte nos treinos livres, um erro em sua última volta no Q2 custou a Tsunoda uma vaga no top 10. Enquanto Max Verstappen garantiu a pole position com um novo recorde de volta no circuito de Suzuka, o holandês utilizou um nível de downforce na asa traseira consideravelmente diferente do de Tsunoda.

Depois da sessão de classificação, o piloto japonês afirmou que a escolha do nível da asa traseira foi sua, e que ele possuía o ritmo necessário para avançar ao Q3. “É um pouco diferente do de Max, mas o nível da asa foi o que escolhi no final”, disse Tsunoda à Sky F1. “Ainda assim, havia ritmo para passar para o Q3 hoje, olhando para o ritmo do Q1. Simplesmente não consegui juntar tudo no final.”

A eliminação precoce marcou um início decepcionante de sua trajetória com a equipe principal da ‘família’ Red Bull, especialmente em seu evento em casa. Apesar disso, Tsunoda afirmou que não sentiu uma pressão significativa e destacou a dificuldade de se adaptar às características do RB21.

“Surpreendentemente, acho que me sinto bem em termos de pressão”, disse ele. “A última volta do Q2 foi provavelmente o momento de maior pressão, em comparação com as sessões anteriores. Provavelmente senti mais pressão no ano passado do que este ano, pois este ano tenho mais uma mentalidade para aproveitar e sentir o carro”, acrescentou.

Tsunoda também mencionou que, apesar do resultado bem abaixo do esperado, conseguiu extrair aprendizados importantes sobre o carro. “Ao mesmo tempo, tive ritmo no TL3, não esperava que fosse assim, como acabei eliminado hoje. É uma pena, mas pelo menos o lado positivo é que comecei a entender mais sobre o carro. É bastante difícil operar este carro corretamente, mas pelo menos me sinto confiante no carro e sei o que fazer para o futuro”, encerrou o piloto japonês.

🎥 Vídeos mais recente