Yuki Tsunoda teve uma sexta-feira difícil no circuito de Sakhir, ao relatar problemas de comunicação com sua equipe durante o TL2 para o GP do Bahrein de Fórmula 1. O japonês foi o 9º colocado no TL1 com 1m34.484s, mas caiu para 18º no TL2, marcando 1m32.024s.
O dia, segundo ele, foi marcado por testes de diferentes acertos, mas a sessão da tarde acabou sendo complicada: “Hoje foi um dia de aprendizado, testamos diferentes configurações. No geral, o segundo treino foi um pouco bagunçado para mim, não consegui encaixar uma boa volta”, afirmou.
Tsunoda também mencionou dificuldades de entendimento com seu engenheiro de corrida, com quem ainda está construindo entrosamento: “Tivemos alguns problemas de comunicação no rádio, faz parte do processo de nos conhecermos melhor, essa foi só nossa quinta sessão juntos. Se conseguirmos melhorar essa comunicação, tudo vai funcionar de forma mais fluida”. Com bom humor, o piloto japonês acrescentou: “Talvez eu e o Woody (seu engenheiro de corrida) precisemos sair hoje à noite para nos conhecermos melhor, com meu inglês-japonês e o escocês dele! Seria uma noite divertida”, completou rindo.
Já Ayumu Iwasa teve sua primeira chance de pilotar o RB21 em uma sessão oficial da F1. O japonês participou do TL1 e foi o 19º colocado, com tempo de 1m34.475s após vinte voltas: “Foi uma experiência incrível pilotar o RB21. Agradeço muito à equipe pela oportunidade”, disse Iwasa.
Apesar de ter feito poucas voltas por conta de um teste aerodinâmico no início da sessão, ele destacou a importância do aprendizado: “Me concentrei em fazer o melhor possível e evitar erros. No fim, já estava mais confortável no carro e consegui dar mais feedback. Trabalhar com os engenheiros foi muito valioso. Foi uma boa experiência e me ajudará a me preparar para futuras oportunidades”, concluiu o piloto júnior da Red Bull.
O F1MANIA.NET acompanha o GP do Bahrein ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.